quarta-feira, 6 de novembro de 2019

06 de novembro - Beatos 60 mártires Vicentinos

No dia 11 de Novembro de 2017, sessenta vítimas de perseguição religiosa dos padres do século XX, religiosos e leigos da Família Vicentina nascidos em diferentes partes da Espanha foram reconhecidos como mártires na Igreja de Cristo e beatificado em Madrid, pelo Cardeal Amato, como representante do Papa Francisco. 

Os novos mártires são 40 missionários vicentinos - 24 sacerdotes e 16 irmãos, 2 Filhas da Caridade, 13  leigos das associações vicentinas e cinco sacerdotes diocesanos de Murcia, assessores dessas associações. 

“Todos deram sua vida por Cristo e com Ele durante a perseguição dos anos trinta do passado século XX, em várias partes da Espanha”, afirma o cardeal. A maioria deles (39) recebeu a palma do martírio em Madrid, enquanto que um grande grupo estava vinculado à Basílica da  Milagrosa: 14 missionários e 6 leigos no bairro de Chamberí, os padres da família, que eram membros da Associação cavaleiros da Virgem Milagrosa. Outros dez missionários eram da casa da Missão de Atocha; seis pertenciam à casa do Noviciado Hortaleza; três à casa Mssão de Valdemoro e um a pequena comunidade de rua Fernandez de la Hoz. Os outros 21 deram o seu testemunho na Catalunha, Valência e Múrcia. Em Barcelona foram três missionários vicentinos e duas Filhas da Caridade; outro missionário vicentino foi assassinado em Gerona; em Valência dois missionários vicentinos e um jovem filho de Maria; em Murcia um  missionário vicentino, cinco sacerdotes diocesanos e seis leigos de Maria da Medalha Milagrosa.

O cardeal Ososro mencionou em carta os servos de Deus José María Fernández Sánchez e Vicente Queralt Lloret. “Eles são os principais  que encabeçam as causas que foram introduzidas no momento em Madrid e Valencia, respectivamente”, diz ele. Padre José María, o espanhol que viveu em Madrid e tinha sido um missionário na Índia, foi vice-diretor das Filhas da Caridade em Espanha. Padre Vicente, Catalão, era um pregador de missões populares, “evangelizador dos jovens músico e poeta”, residente em Barcelona. Também refere-se aos Servos de Deus Toribia e Dorinda Marticorena Sola Rodriguez Sotelo, Filhas da Caridade “que se dedicaram ao cuidado de pacientes com tuberculose em Barcelona.” 

Entre os novos mártires, há um bom grupo de leigos, solteiros e casados, jovens e adultos que cultivavam a sua fé e praticantes da caridade aos pobres e doentes animadas pelo carisma de São Vicente de Paulo e associações à devoção a Virgem Imaculada da Medalha Milagrosa “. 

Também recorda as palavras com as quais São Vicente de Paulo escreveu referindo-se à Congregação da Missão: “Quantas razões temos de agradecer ao Senhor por ter dado  a esta Companhia o espírito de martírio, essa luz e essa graça que faz dele ver algo grande, brilhante, glorioso e divino, morrendo pelo próximo, à imitação de nosso Senhor. ” Isso mesmo, ele continua, “nós gostaríamos de dizer a cada um de nós e cada uma das nossas comunidades e instituições na Igreja de Madrid.” Assim, “os novos mártires  nos ajudam com o seu exemplo e intercessão.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário