sexta-feira, 1 de novembro de 2019

01 de novembro - A Lei permite curar em dia de sábado, ou não? Lc 14,3


Um sábado Jesus estava em casa de um dos chefes fariseus para almoçar; e eles observavam-no para ver o que fazia. Sobretudo, procuravam surpreendê-lo em erro, até armando-lhe ciladas.

Mas eis que entra em cena um doente. A este ponto Jesus dirige aos fariseus uma pergunta: É lícito ou não curar ao sábado? É lícito praticar o bem ao sábado? Ou não? E não praticar o bem sempre é praticar o mal? É uma pergunta simples, mas, como todos os hipócritas, eles calaram-se. De resto, nunca respondiam quando Jesus os punha diante da verdade, permaneciam de boca fechada, mas depois falavam mal pelas costas e procuravam pôr Jesus em dificuldade.

Na prática, estas pessoas eram tão apegadas à lei que tinham esquecido a justiça e o amor. Este modo de viver afastava-os do amor e da justiça. Mas eram os modelos. Para esta gente Jesus tem uma só palavra: hipócritas! Com efeito, não se pode ir por todo o mundo procurando prosélitos e depois fechar a porta. Para o Senhor, eram homens que fechavam sempre as portas da esperança, do amor, da salvação.

A este ponto devemos perguntar: qual é o caminho para ser fiéis à lei sem descuidar a justiça e o amor?
Eis os dois caminhos que temos diante de nós. O primeiro é o de quem diz: Sou apegado à letra da lei; não se pode curar ao sábado; não posso ajudar; tenho que ir para casa e não posso ajudar este doente. O segundo é o de quem se compromete a fazer de modo que, como escreve são Paulo, a vossa caridade cresça cada vez mais em sabedoria e em pleno discernimento: este é o caminho da caridade, do amor à verdadeira justiça que a lei contém.
Papa Francisco – 31 de outubro de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário