quinta-feira, 28 de novembro de 2019

28 de novembro - Beato Eleutério Bento Prado Villaroel


Beato Eleutério Bento Prado Villaroel nasceu em Prioro (León), na Espanha e pertencia a uma família de humildes agricultores, de conduta moral inatacável e profundamente religiosa. A devoção à Eucaristia e a oração do Rosário se destacaram na família. Sua mãe, "tia Dominga", tinha a fama de uma santa e era muito conhecida não apenas em Prioro, mas também nas cidades vizinhas como apóstola e fundadora de mulheres chamada "Maríe dei Sacrari", um movimento que ainda existe e que promove a devoção a Jesus na Eucaristia. 

Como costumava ser chamado, Teyo sentiu-se chamado a seguir os passos de seu irmão, padre Máximo, que seria um grande missionário no Texas. Iniciou seus estudos do curso secundário no seminário menor dos Oblatos de Urnieta (Guipúzcoa). Como tivesse alguma dificuldade em estudar, optou por continuar na Congregação como Irmão Oblato e, assim, fez o noviciado como Irmão Coadjutor e fez os primeiros votos em 1928.
Em 1930, foi aberta a nova casa de estudos em Pozuelo e ele foi enviado para esta comunidade. Em 1935, ele fez uma os votos perpétuos como Irmão e foi integrado para sempre na Congregação de Missionários Oblatos por quem ele sempre demonstrou grande afeição.

Piedoso e afável, Teyo sempre parecia feliz, era prestativo e divertido. Ele era muito caplicado, especialmente na marcenaria, que era sua principal tarefa. Em sua comunidade de Pozuelo, ele fica surpreso com a invasão dos milicianos que tomam a casa em 22 de julho de 1936. Preso com seus irmãos da comunidade, após a execução noturna de seis Oblatos e um Padre, ele é transferido para Madri e, libertado, procura refúgio na casa provincial na rua Diego de León. Lá ele permanece até 10 de agosto, quando expulsam toda a comunidade, tomam a casa. Depois encontram refúgio em uma pensão na Carera de San Jerônimo.

Lá ele mora escondido até 15 de outubro, quando é preso novamente e levado para a Cadeia Modelo e depois transferido para San Antón, de onde, junto com outros irmãos, serão "levados" em 28 de novembro de 1936 para serem martirizados em Paracuellos. Ele tinha apenas 21 anos. Seu nome, juntamente com o de outros 12 Oblatos, está na lista daqueles que, sob o pretexto de "ordem da liberdade", são levados ao que hoje é chamado Cemitério dos Mártires de Paracuellos.

Na comunidade de Pozuelo, destacou-se pela alegria e generosidade com que prestava todos os tipos de serviços nas tarefas mais humildes. Eleuterio não perdeu seu caráter jovial e otimista, não isento de virtude sobrenatural, nos momentos de perseguição e cativeiro anteriores ao martírio, incentivando companheiros prisioneiros. Eles foram beatificados pelo Papa Bento XVI em 11 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário