sábado, 30 de novembro de 2019

30 de novembro - Beato João Garbella de Vercelli


O Beato João Garbella nasceu no início do século XIII, por volta do ano 1205, em Mosso Santa Maria, perto de Vercelli (Piemonte, Itália). Formou em direito romano e canônico em Paris, de forma brilhante, onde lecionou, antes de retornar a Vercelli, ainda como professor, quando foi atraído pela pregação do Beato Jordão, ingressando na Ordem dos Pregadores em 1229, tomando o nome de João de Vercelli. Foi o fundador do convento de Vercelli e província da Lombardia.

Eleito sexto Mestre da Ordem em 1264, permaneceu no cargo por vontade dos capítulos gerais por quase vinte anos, sendo o modelo dos frades. 
O papa Inocêncio IV e seus sucessores nutriram nele uma confiança ilimitada e, nos anos posteriores, confiaram a ele tarefas muito importantes e espinhosas. Ele participou do conselho de Lyon (1274); Conselheiro do Papa Clemente IV, foi designado por ele, legado pontifício, na Itália, França. Empreendeu um grande trabalho de pacificação entre as repúblicas italianas e os soberanos europeus e foi um dos organizadores mais ativos das Cruzadas.

Ele visitou continuamente as províncias mais distantes e suas intermináveis ​​viagens a pé permaneceram de fato lendárias. Reformou incansavelmente os conventos da Ordem dos Pregadores por toda a Europa, sem nunca dispensar, durante suas viagens, os jejuns eclesiásticos e os de sua ordem. 

O papa Gregório X escolheu João de Vercelli  para cuidar de espalhar o culto ao nome de Jesus, uma solução que o conselho de Lyon havia identificado para reparar a heresia dos albigenses. Nesse sentido, João dirigiu-se a todos os priores provinciais e decidiu erigir um altar dedicado ao Santo Nome de Jesus em todas as igrejas dominicanas. Ele foi um dos primeiros propagadores da devoção ao nome de Jesus.

Beato João frequentemente consultava São Tomás de Aquino. Ele era um fervoroso pregador de devoção ao santo nome de Jesus. 
Morreu em Montpellier (França) em 30 de novembro de 1283 e, enterrado na Igreja da Ordem, seus restos foram destruídos nas lutas religiosas do século XVI. Seu culto foi confirmado por São Pio X, em 7 de setembro de 1903.


Nenhum comentário:

Postar um comentário