quarta-feira, 14 de novembro de 2018

14 de novembro - São Lourenço O'Toole


Lorcán Ua Tuathail, também conhecido como São Lourenço O´Toole, nasceu em 1128 perto de Castledermont, em Kildare, era filho de Murtagh, chefe do clã Murray. Quando Laurence tinha 10 anos, foi dado como refém a Dermot McMurrough, rei de Leinster, que o tratou com grande aspereza. O menino foi enviado acorrentado para uma área remota onde estava doente, mal vestido e mal alimentado. Por dois anos, o filho do rei aprendeu o que era experimentar pobreza e opressão reais. 

Depois de dois anos, Dermot foi forçado a libertar Laurence e mandá-lo para o mosteiro de Glendalough, onde seu pai poderia recuperá-lo. Quando Maurice chegou, ele descobriu que seu filho havia se apaixonado pela vida dos monges e lhe deu permissão para se juntar à comunidade. Em 1140 ele entrou na escola monástica de Glendalough,e aos 25 anos foi eleito abade, cargo que ocupou até 1162. Ele também contribuiu para a fundação da abadia de Baltinglass para os cistercienses e uma casa para os Cônegos Agostinianos em Ferns.  Quando tinha 26 anos, recusou a dignidade episcopal, alegando que os cânones exigiam a idade mínima de 30 anos para a eleição de um bispo. Sua abadia foi notável pela devoção à reforma dos costumes. Ele continuou suas obras de caridade, especialmente para crianças sem lar, a quem ele liderou e abrigou em sua própria residência.

Laurence era um homem de oração. Ele levantou-se cedo para cantar o escritório com os outros monges da catedral e muitas vezes ficou depois, profundamente em oração. Então ele andava por um tempo no cemitério, observando e orando pela cidade enquanto acordava para outro dia. Quando seus deveres lhe permitiam, ele não gostava de nada melhor do que fugir para Glendalough e passar alguns dias solitários em um eremitério à beira do lago, que só podia ser alcançado de barco.

Participou do III Concílio Geral de Latrão, em Roma. Em 1179, o papa confirmou os direitos da sede episcopal de Dublin, acrescentando-lhe a jurisdição de cinco dioceses sufragâneas e designando Lourenço como seu legado na Irlanda.
    
O rei Henrique II da Inglaterra, incomodado com a autoridade do bispo, conferida pelo papa, aproveita-se de uma de suas viagens episcopais, proibindo que retornasse para a Irlanda. Após alguns entendimentos, o rei volta atrás, nesta sua decisão, mas o bispo muito adoentado morreu a caminho, aos 14 de novembro de 1180.

São Lourenço O´Toole é modelo de bispo reformador, que lutou e sofreu pela liberdade da Igreja, em face aos desmandos do poder temporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário