sábado, 29 de fevereiro de 2020

29 de fevereiro - Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Lc 5,27


Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado entre os cobradores de impostos. Era um publicano. Estas pessoas eram consideradas as piores, porque faziam pagar as taxas e enviavam o dinheiro aos romanos. E uma parte delas colocavam-na no próprio bolso. Davam-na aos romanos: vendiam a liberdade da pátria, por esta razão eram odiados. Eram traidores da pátria. Jesus chamou-o. Viu-o e chamou-o. Segue-me. Jesus escolheu um apóstolo… entre aquelas pessoas, o pior. Depois, este Mateus, convidado para o almoço, era jubiloso.

Mateus era agarrado ao dinheiro. E Jesus escolhe-o. Convida para almoçar toda a sua cambada, traiçoeiros da pátria, publicanos. Vendo tudo isto, os fariseus que se achavam justos, julgavam todos e diziam: Mas por qual motivo o vosso mestre tem essa companhia? Jesus diz: Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores.

Isto consola-me muito, porque penso que Jesus veio para mim. Porque todos somos pecadores. Todos. Todos temos esta licenciatura. Somos cursados. Cada um de nós sabe onde o seu pecado é mais forte, conhece a sua debilidade. Antes de tudo devemos reconhecer isto: nenhum de nós, entre todos nós que estamos aqui, pode dizer: Eu não sou pecador. Os fariseus afirmavam isto. E Jesus condena-os. Eram soberbos, vaidosos, achavam-se superiores aos outros. Ao contrário, todos somos pecadores. É o nosso título e é também a possibilidade de atrair Jesus a nós. Jesus vem ter conosco, vem ter comigo, vem a mim porque sou um pecador.
Jesus veio por este motivo, para os pecadores, não para os justos. Estes não precisam. Jesus disse: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes, ide ouvir o que significa quero misericórdia e não sacrifício. De facto, eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.
Quando leio isto sinto-me chamado por Jesus, e todos podemos dizer o mesmo: Jesus veio para mim. Para cada um de nós.

Papa Francisco – 07 de julho de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário