terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

11 de fevereiro - São Pascal I - Papa


Pouco é conhecido da vida de Pascoal l antes de se tornar Papa, exceto que ele era de origem romana, nascido no ano 775, filho do romano Bonosus e foi educado na cúria papal, ordenado sacerdote e nomeado abade do mosteiro de Santo Estêvão Maior. Possivelmente durante parte de seu início de carreira, ele desempenhou um papel na administração papal. A evidência sobrevivente sugere que sua eleição para o ofício papal teve apoio geral em Roma.

Com o falecimento do Papa Estevão IV, Pascoal foi eleito para ser seu sucessor no dia 25 de janeiro de 817. Na ocasião, ele estava com apenas 42 anos de idade tornou-se o 98º Papa da Igreja Católica.

Aparentemente preocupado com seu relacionamento com os francos, uma das primeiras ações de Pascoal foi estabelecer comunicações com o Imperador Luís, o piedoso (814-840), que assumiu o cargo imperial menos que três anos antes e já tinha mostrado sinais de se mover em novas direções em sua política e religiosa política. Pascoal despachou duas cartas para Luís. A primeira procurou explicar as circunstâncias em torno de sua eleição e consagração, que ocorreram sem o envolvimento do imperador. Esta carta enigmática parece refletir incerteza sobre o papel do imperador ocidental nas eleições papais e um forte desejo da parte de Pascoal para evitar qualquer sinal de impropriedade em relação ao imperador.
A segunda solicitou que Luís renovasse o pacto de amizade que havia existido entre o papado e os governantes carolíngios desde a época do rei Pepino III (751–768) e reconfirmar as concessões territoriais concedidas ao papado por Pepino III e Carlos Magno. Mais uma vez o papa parecia ansioso para definir os limites dos Estados Pontifícios e esclarecer seu papel no Império Carolíngio. Luís respondeu prontamente emitindo em 817 um documento chamado o Pactum Ludovicianum que definia por escrito, os termos que Luís e o Papa Estevão IV (V) (816-817), antecessor imediato de Pascoal, combinaram durante a sua reunião em 816.

O Pactum renovou o pacto de amizade entre o papado e os francos e confirmou os territórios exatos e patrimônios que pertenciam ao papado de uma forma que sancionou reivindicações papais para uma grande parte da Itália. Luís reconhecia a soberania papal nas funções administrativas e judiciais nos Estados Pontifícios, exceto nos casos em que o Papa pedisse ajuda imperial ou onde os habitantes dos Estados Papais que afirmavam ser oprimidos procurassem justiça do imperador. O imperador prometeu proteger o Estado Papal e permitir a completa liberdade das eleições papais.

Em 821 Pascoal enviou legados com presentes para celebrar o casamento de Lotário, herdeiro do título imperial. Em 823 o Papa acolheu Lotário I a Roma e concedeu-lhe a coroa do reino da Itália e o título de imperador; Apesar de Luís I já ter designado Lotário I como co-imperador em 817, o ato de Pascoal reforçou a ideia de que a participação papal era necessária para legitimar a legitimidade da coroa imperial.

Papa Pascoal I enfrentou problemas heréticos também. Durante seu pontificado, voltou a aparecer a heresia iconoclasta, contra a veneração de ícones e imagens religiosas, em Constantinopla. O papa recebeu os padres e monges expulsos pelo arcebispo herege da cidade e os colocou em mosteiros de Roma. Mas o problema com a heresia permaneceu por algum tempo. Além de acolher vítimas de perseguição no império oriental, Pascoal escreveu cartas denunciando o iconoclasmo de Leão V e seu sucessor, Miguel II (820-829).

A condenação papal foi um fator para sustentar a oposição dentro do império oriental. Pascoal também deu considerável atenção à reconstrução e redecoração de igrejas em Roma, dando continuidade à política de transformar a aparência física da cidade começada por seus antecessores durante o oitavo século.
Pascoal I dedicou-se a descobrir muitas catacumbas e transladar muitos corpos para terras cristãs. Foi nesta empreitada que descobriu as relíquias de Santa Cecília. Encontraria também as relíquias de São Leão e de São Valeriano. Além disso, recuperou muitas igrejas e monastérios.
Papa Pascoal I faleceu após sete anos de pontificado, no dia 11 de fevereiro de 824. Venerado e reconhecido como Santo pela Igreja Católica, ele foi sucedido pelo Papa Eugenio II.


Nenhum comentário:

Postar um comentário