domingo, 23 de fevereiro de 2020

23 de fevereiro - Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Mt 5,44


O estilo cristão de ser, é um tema que aparece várias vezes no Evangelho, em muitos trechos nos quais o Senhor nos diz como deve ser a vida do discípulo, do cristão. Dá-nos sinais para progredir no caminho. Acontece, por exemplo, no sermão das bem-aventuranças, do qual sobressai algo revolucionário, porque parece a lógica do contrário: é a lógica do contrário em relação ao espírito do mundo.
Hoje o Senhor entra em detalhes, propondo-nos maneiras para levar uma vida cristã. As palavras de Jesus são claras: Digo-vos, a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. São quatro “mandamentos” diante dos quais o homem normalmente fica perplexo: Como posso amar quem me faz mal? Não me vingar, pelo menos defendendo-me. A resposta é: Amai os vossos inimigos. Poderíamos contestar: Mas não os posso odiar? Tenho o direito de os odiar, porque eles me odeiam, e eu devo odiá-los... E a resposta é sempre clara: Não. Amai os inimigos, aqueles que vos querem destruir: amai. “Fazei o bem aos que vos odeiam”.
Há um contraste entre o que parece normal — Se eu souber que alguém me odeia, digo a todos os amigos: “Ele odeia-me. Ele quer destruir-me”. Entro na bisbilhotice... — e o que é pedido ao cristão: Não. “Fazei o bem”. Se souberes que alguém te odeia e está em necessidade ou passa por uma situação difícil, pratica o bem.
A terceira indicação de Jesus é: Abençoai os que vos maldizem. Aqui entramos na lógica da resposta. Alguém te amaldiçoa e tu reages a alto nível; o outro faz aumentar o grau da maldição e o ódio cresce e acaba em guerra. É a lógica dos insultos. Insultando-se, acaba-se em guerra. Ao contrário, o Senhor diz: Não! Espera, “abençoa”. Amaldiçoou-te? Abençoa-o.
Depois, a mais difícil é a que vem agora: “Orai pelos que vos injuriam”. Quanto tempo de oração dedico a pedir ao Senhor pelas pessoas molestas, por quantos me incomodam ou até me tratam mal? É bom fazer «um exame de consciência.

Papa Francisco – 13 de setembro de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário