domingo, 2 de fevereiro de 2020

02 de fevereiro - Beato Andrea Carlo Ferrari


Cristo foi a "porta" de santidade para o cardeal Andrea Carlo Ferrari, que, depois de bispo de Guastalla e Como, manteve a arquidiocese de Milão por 27 anos, seguindo com fervor pastoral os passos dos grandes predecessores Ambrósio e Carlo Borromeu.

Apoiado por fé robusta e zelo esclarecido, ele sabia como indicar com certeza o caminho a percorrer entre as realidades novas e difíceis que emergiam no contexto religioso e social de seu tempo. Ele sabia como enxergar os problemas pastorais que as circunstâncias históricas colocavam, com os olhos do bom pastor, indicando as maneiras de enfrentá-los e resolvê-los. Ele é, portanto, um exemplo de grande relevância.

Consciente de que a ignorância dos princípios essenciais da fé e da vida moral expunha os fiéis à propaganda ateísta e materialista, organizou uma forma moderna e incisiva de catequese. O estilo pastoral também foi renovado por ele: inspirado no "bom pastor", ele repetiu vigorosamente que não se deve esperar passivamente que os fiéis se aproximem da Igreja, mas que é essencial voltar a andar, como Jesus, pelas ruas e praças para conhecê-los, falando sua língua. Ele visitou a vasta arquidiocese ambrosiana quase quatro vezes, indo para os lugares mais remotos e inacessíveis, mesmo nas costas de uma mula e a pé, onde um bispo não era visto desde tempos imemoriais. Por esse motivo, diante de seu incansável cuidado pastoral, alguns diziam: "São Carlos voltou!"

A preocupação do pastor também foi expressa na promoção de novas formas de assistência, adaptadas aos tempos de mudança. Os primeiros destinatários do admirável florescimento de iniciativas sociais foram as crianças e jovens abandonados, os trabalhadores e pobres.

Assim, o projeto de uma obra amadureceu no coração do cardeal Ferrari, que hoje constitui seu precioso legado; a Compagnia di San Paolo, também chamada Opera Cardinal Ferrari. A partir da ideia original de uma Casa do Povo, que reuniria as organizações leigas de apostolado e assistência da arquidiocese, uma série de atividades desenvolvidas inspiradas no brilhante e corajoso dinamismo pastoral do arcebispo: o "Secretariado do Povo", as cantinas de empresas, missões de trabalhadores, a Casa del Fanciullo e a de reeducação de prisioneiros, grandes iniciativas na publicação católica, organização de peregrinações em massa.

O mérito distinto do cardeal Ferrari era precisamente o de perceber com feliz intuição a urgência de envolver os leigos na vida da comunidade eclesial, organizando suas forças para uma presença cristã mais incisiva na sociedade. Ele foi um diligente promotor da Ação Católica masculina e feminina que, sob seu impulso decisivo, cresceu, e de Milão, teve uma influência benéfica em toda a Itália. Ele também se esforçou para uma nova Universidade Católica e teve a alegria de ver sua implementação incipiente.

Mas o segredo da incansável ação apostólica do novo Beato permanece sua vida interior, fundada em profundas convicções teológicas, impregnadas de devoção terna e filial a Nossa Senhora, focada no Jesus Eucarístico e Crucificado, expressa em uma atitude constante de grande bondade para com todos, de uma preocupação comovida pelos pobres com paciência heroica na dor.

Em 29 de setembro de 1920, em meio às dores excruciantes do mal que o sufocava, ele escreveu estas palavras extremas em seu diário: "A vontade de Deus será feita sempre e em tudo!". O cardeal Andrea Carlo Ferrari, a quem agora chamamos de "Beato", também nos ajuda a sempre realizar a vontade de Deus, na qual reside a nossa santificação.

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 10 de maio de 1987

Nascido em Lalatta (Parma) em 13 de agosto de 1850, Andrea Carlo Ferrari seguiu a "carreira" eclesiástica normal da época. Recebido no seminário de Parma, em 1873, foi ordenado sacerdote; no ano seguinte, foi nomeado pároco, vice-reitor do seminário de Parma e professor de física e matemática; mais tarde, tornou-se reitor do mesmo instituto. Em 1890, ele foi eleito bispo de Guastalla e depois foi transferido para Como; posteriormente Leão XIII o nomeou cardeal e o destinou, em 1894, à diocese de Milão, onde Andrea Ferrari permaneceu até sua morte (1921).

Ele levou uma intensa vida pastoral em sua diocese, visitando todos os círculos, grupos e associações, classes e extratos sociais.

Não se limitou apenas a expressar ideias, mas, em sua diocese, para enfrentar os momentos difíceis em que a Itália estava procurando um acordo econômico, deu seu patrocínio e ajudou a fundar ligas operárias, agrícolas e industriais, sociedades de ajuda mútua, cofres rurais. A imprensa também era sua perocupação: ele começou a fundação de um jornal "The Union", que mais tarde se tornou um jornal popular com o nome "Italy".

Durante a campanha antimodernista, lançada com dura intransigência pelos periódicos "La Riscossa" de Vicenza e "La Liguria" de Gênova, ele foi fortemente contestado: mesmo nessas circunstâncias difíceis, ele claramente defendeu, em sua diocese, a posição de seu clero e fiéis.

Ele morreu em 2 de fevereiro de 1921. Um dos últimos documentos oficiais, já em seu leito de morte, foi a aprovação dos estatutos da Universidade Católica de Milão. Este bispo e cardeal é contado entre os grandes santos do século XX: espíritos de Deus que conheciam o sofrimento, dificuldades, mas que, abraçados a Cristo, contribuíram para expressar concretamente a busca da perfeição humana e cristã.

Ele foi beatificado em 10 de maio de 1987. O martirologista romano o celebra em 2 de fevereiro, enquanto a Igreja Ambrosiana e a diocese de Como o celebram em 1º de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário