quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

19 de fevereiro - Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo. Tg 1,27


A Liturgia de hoje traz o convite de caminharmos sempre à conversão:
Mas como eu posso me converter? Aprendam a fazer o bem! A conversão. A sujeira do coração não se remove como você remove uma mancha: vamos a lavanderia e saímos limpos … remove-se com o "fazer": tomar um caminho diferente, uma estrada diferente daquela do mal. Aprendam a fazer o bem, isto é, o caminho do fazer o bem. E como faço o bem? É simples! Busquem a justiça, socorram o oprimido, façam justiça ao órfão, defendam a causa da viúva. Recordemos que em Israel os mais pobres e necessitados eram os órfãos e as viúvas: façam justiça a eles, vão onde estão as chagas da humanidade, onde há tanta dor … E assim, fazendo o bem, você irá lavar o seu coração.

E a promessa de um coração lavado, isto é perdoado, vem do próprio Deus, que não leva em conta os pecados de quem ama concretamente o próximo:
"Se você fizer isso, se você vem por este caminho, no qual eu convido você – nos diz o Senhor – ‘ainda que os seus pecados sejam como escarlates, eles se tornarão brancos como a neve’. É um exagero, o Senhor exagera: mas é a verdade! O Senhor nos dá o dom do seu perdão. O Senhor perdoa generosamente. ‘Mas eu perdoo você até aqui, depois vamos ver o resto …." Não! O Senhor perdoa sempre tudo! Tudo! Mas se você quer ser perdoado, você tem que iniciar o caminho do fazer o bem. Este é o dom! "

Papa Francisco – 03 de março de 2015

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário