quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

13 de fevereiro - Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. Mc 7,27


A liturgia de hoje nos apresenta a mulher que invoca a intervenção de Jesus para libertar a filha do demônio — e encoraja o caminho de quantos, silenciosamente, todos os dias procuram o Senhor, passando da idolatria à fé verdadeira.

Dirigindo-se a Jesus a mulher, lê-se no trecho evangélico, é corajosa, como qualquer mãe desesperada que face à falta saúde de um filho está disposta a fazer de tudo. Tinham-lhe dito que havia um homem bom, um profeta, e assim foi procurar Jesus, mesmo se não acreditava no Deus de Israel. Para o bem da sua filha não sentiu vergonha do olhar dos apóstolos, que talvez, diziam entre eles: mas o que faz aqui esta pagã?
Aproximou-se de Jesus para o suplicar que ajudasse a sua filha possuída por um espírito impuro.

Mas Jesus responde ao seu pedido que veio primeiro para as ovelhas da casa de Israel. E explica-lhe isto com uma linguagem severa, dizendo: Deixa que primeiro se saciem os filhos, porque não é bom pegar no pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.
Em síntese, trata-se da história de uma mãe que se tinha exposto ao risco de fazer má figura, mas insistiu por amor da sua filha. E provindo do paganismo e da idolatria, encontrou a saúde para a sua filha; e para si mesma encontrou o Deus vivente.

O seu é o caminho de uma pessoa de boa vontade que procura Deus e o encontra. Pela sua fé o Senhor abençoa-a. Mas é também a história de tantas pessoas que ainda hoje percorrem este caminho. E o senhor espera estas pessoas, movidas pelo Espírito Santo. Todos os dias na Igreja do Senhor há pessoas que percorrem este caminho, silenciosamente, para encontrar o Senhor, precisamente porque se deixam impulsionar pelo Espírito Santo.

Papa Francisco – 13 de fevereiro de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário