quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

12 de fevereiro - Beato Paulo de Barletta


O ano de nascimento do Beato Paulo de Barletta é desconhecido para nós, assim como sua família. Podemos reunir as informações que temos sobre ele nas crônicas da Ordem Agostiniana, das quais ele era membro.
Ele entrou na ordem de Santo Agostinho quando jovem e, gradualmente, seu desejo de viver com maior perfeição cresceu tanto que ele se afastou de sua terra natal para "ir aonde ninguém o conhecia pessoalmente, senão somente Deus". De fato, sabendo do voto da Observância, que naquele momento estava sendo conduzido na Província Portuguesa da Ordem, ele obteve uma licença do Superior Geral Frade Perozino para se mudar para lá. 

De caráter jovial, mas particularmente dedicado à oração e à penitência, viveu intensamente o relacionamento com o Mistério da paixão e da morte de Jesus. Mas, apesar da estima criada ao seu redor, devido a mal-entendidos, não faltaram perseguições por parte do prior do convento, que ele sabia aceitar com paciência e alegria evangélica. Tendo provado sua inocência, para reabilitar seu nome, o próprio Prior escreveu cartas edificantes, endereçadas a várias partes da Província, nas quais divulgou as grandes virtudes deste homem de Deus, daquilo que sofrera injustamente e paciência admirável. que, sem se desculpar, o tolerara.

Enviado como missionário à ilha de São Thomé, nas Índias Orientais, trabalhou incansavelmente para espalhar o Evangelho. Frei Paolo aceitou sua última doença com resignação, vista como mais purificação. Em 13 de maio de 1580, o frade agostiniano Paulo de Barletta morreu em um grande conceito de santidade, depois de ter levado "uma vida evangélica, revelando a mensagem de Deus". 

Após sua morte, sua reputação de santidade cresceu especialmente entre os cristãos de São Thomé, mas ele também deixou uma marca indelével na memória de Barletta, sua cidade natal na Itália, que ainda hoje se lembra dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário