sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

21 de fevereiro - Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Mc 8,34


No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que o caminho dos discípulos é seguir a Ele, o crucificado. Em todos os três Evangelhos se explica este segui-lo a partir da cruz, o caminho do perder a si mesmo, que é necessário para o homem e sem o qual não é possível encontrar a si mesmo.

Como aos discípulos, assim também a nós o Senhor faz um convite: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga”.
O cristão segue o Senhor quando aceita com amor a própria cruz, que aos olhos do mundo parece uma derrota e uma perda de vida, mesmo sabendo que não a leva sozinho, mas com Jesus, dividindo o mesmo caminho de doação dele.

São Paulo VI, escreve: Misteriosamente, o próprio Cristo, para arrancar do coração do homem o pecado de presunção e manifestar ao Pai uma obediência íntegra e filial, aceita morrer sobre a cruz. Aceitando voluntariamente a morte, Jesus leva a cruz de todos os homens e se torna fonte de salvação para toda a humanidade. São Cirilo de Jerusalém comenta: A cruz vitoriosa iluminou quem se tornou cego pela ignorância, liberou quem era prisioneiro do pecado, levou a redenção a toda a humanidade.

Confiemos a nossa oração à Virgem Maria a fim de que cada um de nós saiba seguir o Senhor no caminho da cruz e se deixe transformar pela graça divina, renovando o modo de pensar para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, aquilo que o agrada e é perfeito.

Papa Bento XVI – 28 de agosto de 2011

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário