terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

25 de fevereiro - “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Mc 9,35

Para que o dia a dia tenha certo sabor a eternidade é importante ter em conta o que diz o Senhor: “Quem quer ser o primeiro, o mais importante, que seja o último de todos e o servidor de todos. Quem quer ser grande, que sirva outros, não se sirva dos outros”.

Aqui temos o grande paradoxo de Jesus. Os discípulos discutiam sobre quem deveria ocupar o lugar mais importante, quem seria selecionado como o privilegiado, quem seria isento da lei comum, da norma geral, para se pôr em evidência com um desejo de superioridade sobre os demais. Quem subiria mais rapidamente, ocupando os cargos que dariam certas vantagens. Jesus transtorna a sua lógica, dizendo-lhes simplesmente que a vida autêntica se vive no compromisso concreto com o próximo.

Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo. São os rostos sofredores, indefesos e angustiados que Jesus nos propõe olhar e convida concretamente a amar. Amor que se concretiza em ações e decisões. Amor que se manifesta nas diferentes tarefas que somos chamados, como cidadãos, a realizar. As pessoas de carne e osso, com a sua vida, a sua história e especialmente com a sua fragilidade, são aquelas que Jesus nos convida a defender, assistir, servir. Porque ser cristão comporta servir a dignidade dos irmãos, lutar pela dignidade dos irmãos e viver para a dignificação dos irmãos.

Há um serviço que serve; mas devemos guardar-nos do outro serviço, da tentação do serviço que se serve. Há uma forma de exercer o serviço cujo interesse é beneficiar os meus, em nome do nosso. Este serviço deixa sempre os teus de fora, gerando uma dinâmica de exclusão.
Todos estamos chamados, por vocação cristã, ao serviço que serve e a ajudar-nos mutuamente a não cair nas tentações do serviço que que se serve. Todos somos convidados, encorajados por Jesus a cuidar uns dos outros por amor.

Papa Francisco – 20 de setembro de 2015

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário