sábado, 15 de fevereiro de 2020

15 de fevereiro - Beatos Gregorio e Camila Díez Blanco e Eliseo Garcia



No dia 10 de novembro de 2018 foram beatificados 16 mártires espanhóis, também havia três leigos entre os novos Beatos, que foram lembrados pelo Papa Francisco no Angelus de domingo, para nos mostrar o caminho da santidade: Todos estes novos Beatos foram assassinados por causa da sua fé, em diferentes lugares e datas, durante a guerra e a perseguição religiosa do século passado na Espanha. Louvemos ao Senhor por estas suas corajosas testemunhas, e um aplauso a elas!

Eram eles, Gregorio Díez Blanco e sua irmã Camila, e no dia do martírio estava com eles o jovem Eliseo Moradillo García, que viera a Barcelona em busca de trabalho e foi convidado por um tempo na casa da Congregação.

Gregorio Díez Blanco nasceu em Nidáguila (Burgos) em 24 de dezembro de 1899. Foi batizado no mesmo dia de seu nascimento e confirmado em 1903. Por motivos de trabalho, mudou-se para Barcelona e trabalhou na empresa de bondes. Ele se casou com Paulina Díez Anidobro e tiveram quatro filhos. Paulina morreu em 24 de março de 1930, por esse motivo Camila, irmã de Gregorio, trabalhava como dona de casa e o ajudava a educar seus filhos. Quando a guerra civil eclodiu, ele não hesitou em receber os religiosos que solicitaram abrigo. Foi à prisão de Sant Feliu, pondo em perigo sua vida, para solicitar a libertação dos religiosos de San Pedro ad Víncula ali detidos. 
Em 15 de fevereiro de 1937, ele foi preso em sua casa com três religiosos, Camila e Eliseo. Todos eles foram executados no Rabassada e jogados em uma vala comum. Ele era um católico fervoroso, praticava hospitalidade, justiça e amor ao próximo. Responsável em seu trabalho, pai amoroso, buscou a educação humana e religiosa de seus filhos.
 
Camila Díez Blanco nasceu em Nidáguila em 14 de setembro de 1889 e foi batizada no mesmo dia. Em Sedano, ele recebeu a confirmação em 1892. Sua infância e juventude passam por Burgos. Em Barcelona, ​​ela cuidava da família de seu irmão Gregorio, viúvo. Em 1936, receberam em casa vários religiosos da Congregação de San Pedro ad Víncula, sabendo o perigo que isso representava. Durante sete meses, cuidaram e protegeu todo mundo lá. Em 15 de fevereiro de 1937, cinco milicianos e uma milícia assaltaram sua casa, destruíram todos os objetos religiosos e a prenderam com seu irmão, três religiosos e Eliseu. Todos eles tiveram o mesmo destino:execução no Rabassada e vala comum. Camila era gentil e simples com todos, hospitaleira, favorecendo a prática religiosa dos alojados.

Eliseo Moradillo García nasceu em 10 de setembro de 1906 em Celada del Camino (Burgos) e foi batizado no dia 16 do mesmo mês. Seu pai, um peão de caminhão na ferrovia, frequentemente mudava de endereço. Pouco antes do início da guerra, ele se mudou para Barcelona em busca de trabalho e ficou por um momento na casa da Congregação. Quando a perseguição religiosa explode, ele junta sua vida com a dos religiosos. Como um secular de confiança, era um intermediário entre os religiosos. Em 15 de fevereiro de 1937, ele foi preso na casa de Gregorio, participou com misericórdia e fé no destino final dos outros cinco presos. Ele era gentil, nobre, prestativo. Aceitou o risco de viver com religiosos e ajudar o máximo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário