sábado, 29 de fevereiro de 2020

29 de fevereiro - Santo Hilário - Papa


Hilário nasceu na Sardenha em 415 e foi eleito Papa de número 46 em 19 de novembro de 461. Após a morte do Papa Leão Magno, um arcediácono chamado Hilário, natural da Sardenha, de acordo com o “Liber Pontificalis”, foi escolhido para sucedê-lo, e com toda probabilidade recebeu consagração em 19 de novembro de 461. Seu pontificado foi marcado pela mesma política vigorosa de seu grande antecessor.

Lutou pelos direitos da Igreja no Primeiro Concílio de Éfeso em 449. Estabeleceu que para ser sacerdote era necessário possuir uma profunda cultura e que pontífices e bispos não podiam designar seus sucessores. Estabeleceu um vicariato na Espanha e fundou, em Roma, vários conventos para mulheres.

Em Roma, Hilário trabalhou zelosamente pela integridade da fé. O imperador Antêmio tinha um favorito chamado Filoteu, que acreditava na heresia macedônica e participava de reuniões em Roma para a promulgação dessa doutrina. Em uma das visitas do imperador a São Pedro, o papa o chamou abertamente para prestar contas a conduta de seu favorito, exortando-o pelo túmulo de São Pedro a prometer que faria tudo ao seu alcance para controlar o mal. 

Morreu após um pontificado de seis anos, três meses e dez dias em 29 de fevereiro de 468 Foi sepultado na igreja de São Lourenço Fora dos Muros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário