terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

18 de fevereiro - Beato Jerzy Kaszyra


O Beato Jerzy Kaszyra nasceu em Aleksandrowo (Vilnius), na Bielorrússia (Lituânia) em 04 de abril de 1904 em uma família que professava a fé na igreja ortodoxa. Sua mãe adotou o catolicismo em 1907 e em 1922 converteu-se ao catolicismo, e em 1924 entrou no Mosteiro da Congregação dos Clérigo Marianos em Druya, onde obteve o diploma do ensino médio.
Em 02 de agosto de 1929 fez os votos perpétuos e foi enviado à Roma para estudar teologia e filosofia. De volta à Bielorrússia, após a formatura, foi enviado pelos seus superiores ao seminário de Vilnius, onde foi ordenado sacerdote em 20 de junho de 1935. No seminário ele serviu como educador dos seminaristas e professor de catecismo no ginásio de Druya.

Em 1938, as autoridades polonesas o proibiram de realizar atividades pastorais na parte ocidental da Bielorrússia, portanto ele foi forçado a se mudar para o leste da Bielorrússia e precisamente para o mosteiro de Rasno. Em 1940, as autoridades soviéticas o expulsaram do mosteiro, e por não ter paróquia fixa para o ministério, ele viajou por um longo tempo entre a Bielorrússia e a Lituânia, parando nos vários mosteiros. Em 1942, ele voltou a Druya ​​e juntou-se a Anton Leschevich, que exercia seu ministério em Rosic, na Polônia.

Em de fevereiro de 1943, as autoridades alemãs de ocupação acusaram os habitantes de Rosic de colaborar com os guerrilheiros e em 18 de fevereiro de 1943 os trancaram na igreja católica local junto com o reitor Anthon Leschevich. Giorgio Kashira, Anthon Leschevich e as irmãs da Congregação das criadas de Jesus na Eucaristia, que ajudavam os padres na atividade pastoral da paróquia e não abandonaram os paroquianos, por isso todos foram martirizados, queimados vivos na Igreja fechada.

Um total de 1.528 pessoas foram queimadas em Rosic, depois de serem mantidas presas na igreja por três dias sem comida ou bebida.

Em 13 de junho de 1999, ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, juntamente com outros 107 mártires poloneses da Segunda Guerra Mundial. Trecho de sua homilia:

No grupo dos bem-aventurados, há irmãos e irmãs religiosos, que perseveraram no serviço da caridade e ofereceram seus tormentos pelos outros. Entre esses mártires abençoados, há também leigos. Há cinco jovens treinados no oratório salesiano; há um zeloso ativista da Ação Católica, há um catequista secular, torturado até a morte por seu serviço e uma mulher heroica, que livremente deu sua vida em troca da nora que esperava um filho. Esses abençoados mártires estão hoje inscritos na história da santidade do povo peregrino de Deus por mais de mil anos em toda a terra polonesa.

Se hoje nos alegramos com a beatificação de cento e oito mártires clérigos e leigos, o fazemos sobretudo porque eles são o testemunho da vitória de Cristo, o dom que restaura a esperança. Ao realizarmos esse ato solene, em certo sentido, a certeza revive em nós que, independentemente das circunstâncias, podemos obter vitória plena em tudo graças a quem nos amou. Os mártires abençoados clamam aos nossos corações: creia que Deus é amor! Acredite para melhor ou para pior! Dê esperança para você! Que produza em você o fruto da fidelidade a Deus em todas as provações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário