sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

07 de fevereiro - João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Mc 6,18


Pelo Evangelho e pela tradição é possível reconstruir a vida do Precursor, João Batista.
Negou categoricamente ser o Messias esperado, afirmando a superioridade de Jesus, o qual assinalou aos seus seguidores por ocasião do batismo nas margens do Rio Jordão como o Cordeiro de Deus, aquele de quem não era digno de desatar as sandálias.
Sua figura parece ir se desfazendo à medida que vai surgindo “o mais forte”, Jesus. Todavia, “o maior dentre os profetas” não cessou de fazer ouvir a sua voz onde fosse necessária para consertar os sinuosos caminhos do mal.

De profeta autêntico, João deu testemunho da verdade sem condescendências. Denunciou as transgressões dos mandamentos de Deus, também quando os protagonistas eram os poderosos. Assim, quando acusou de adultério Herodes e Herodíades, pagou com a vida, selando com o martírio o seu serviço a Cristo, que é a Verdade em pessoa.

O Evangelho de hoje recorda que também a nós cristãos deste nosso tempo, que não se pode comprometer o amor a Cristo, à sua Palavra e à Verdade. A Verdade é a Verdade, não há comprometimentos.
Um dos males de nosso tempo é o deslizar para um estado em que se perde o sentido do pecado. Trata-se de um perigo no qual todos podemos cair. Por isto é necessário sempre nos perguntarmos se cedemos ao espírito do mundo.

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário