domingo, 9 de fevereiro de 2020

09 de fevereiro - Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Mt 5,13


No Evangelho deste domingo, o Senhor Jesus diz aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo”. Mediante estas imagens ricas de significado, Ele quer transmitir-lhes o sentido da sua missão e do seu testemunho.
Na cultura médio-oriental, o sal evoca vários valores como a aliança, a solidariedade, a vida e a sabedoria.
A luz é a primeira obra de Deus Criador e é fonte da vida; a própria Palavra de Deus é comparada com a luz, como proclama o salmista: “A vossa palavra é lâmpada para os meus passos, luz para o meu caminho” (Sl 119, 105).
E ainda na Liturgia de hoje, o profeta Isaías diz: Se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, a tua luz levantar-se-á na escuridão e a tua noite resplandecerá como o pleno dia.

A sabedoria resume em si os efeitos benéficos do sal e da luz: com efeito, os discípulos do Senhor são chamados a dar novo sabor ao mundo e a preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente no rosto do Filho, porque Ele é a verdadeira luz que a todos ilumina. Unidos a Ele, os cristãos podem difundir no meio das trevas da indiferença e do egoísmo a luz do amor de Deus, autêntica sabedoria que confere significado à existência e ao agir dos homens.

Papa Bento XVI – 06 de fevereiro de 2011

 Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário