sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

17 de janeiro - Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Mc 2,5


No Evangelho de ontem Jesus cura um leproso; hoje é a vez de um paralítico, que quatro pessoas levam até Jesus num leito. Tendo visto a sua fé, Ele diz ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados". Agindo deste modo, Ele demonstra que deseja purificar em primeiro lugar o espírito.
O paralítico é a imagem de cada ser humano impedido, pelo pecado, de se movimentar livremente, de caminhar pela vereda do bem e de dar o melhor de si mesmo. Com efeito, inserindo-se na alma, o mal amarra o homem com os laços da falsidade, da ira, da inveja e dos outros pecados, paralisando-o pouco a pouco. Por isso Jesus, suscitando o escândalo dos escribas presentes, diz primeiro: "os teus pecados estão perdoados", e só depois, para demonstrar a autoridade que lhe tinha sido conferida por Deus para perdoar os pecados, acrescenta: "Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa", purificando-o completamente. A mensagem é clara: paralisado pelo pecado, o homem tem necessidade da misericórdia de Deus, que Cristo veio transmitir-lhe a fim de que, purificado no coração, toda a sua existência possa reflorescer.

Também hoje a humanidade traz em si os sinais do pecado, que a impede de progredir rapidamente nos valores da fraternidade, da justiça e da paz, que, contudo, ela se propôs em declarações solenes.
Por quê? O que é que obstaculiza o seu caminho? O que é que paralisa este desenvolvimento integral?
Sabemos bem que, no plano histórico, as causas são múltiplas, e o problema é complexo. Todavia, a Palavra de Deus convida-nos a ter um olhar de fé e a confiar, como as pessoas que levaram o paralítico, que só Jesus pode curar verdadeiramente. Apenas o amor de Deus pode renovar o coração do homem, e somente se se purificar no coração, é que a humanidade paralisada poderá levantar-se e caminhar. O amor de Deus é a verdadeira força que renova o mundo.

Papa Bento XVI - 19 de fevereiro de 2006

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário