segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

20 de janeiro - Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha. Mc 2,21


No Evangelho de hoje encontramos os doutores da lei que repreendem Jesus porque os seus discípulos não faziam jejum: “Mas foi sempre assim, por que os teus não jejuam?” E Jesus responde com este princípio de vida:
Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha; ao contrário, o remendo arranca um novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho arrebentá-los-á e perder-se-á juntamente com os odres, mas para vinho novo, odres novos!

O que significa isto, muda a lei? Não! Quer dizer, aliás, que a lei está ao serviço do homem que está ao serviço de Deus e por isso o homem deve manter o coração aberto. A atitude de quem diz foi sempre assim, nasce na realidade de um coração fechado.

Ao contrário, Jesus disse-nos: “Enviar-vos-ei o Espírito Santo e Ele guiar-vos-á para a verdade plena”. Mas se mantiveres o coração fechado à novidade do Espírito, nunca chegarás à verdade plena! E a tua vida cristã será meio a meio, uma vida remendada com coisas novas, mas sobre uma estrutura que não está aberta à voz do Senhor: um coração fechado, porque não és capaz de mudar os odres.

Exatamente este é o pecado de muitos cristãos que se apegam ao que sempre foi feito e não deixam mudar os odres. Acabando assim por viver uma existência pela metade, remendada, sem sentido.
Mas por que acontece isto? Por que é tão grave? A resposta é que é um coração fechado, um coração que não ouve a voz do Senhor, que não está aberto à novidade do Senhor, ao Espírito que sempre nos surpreende. Quem tem um coração assim, é um pecador.
Portanto, os cristãos obstinados repetem que “sempre foi assim, este é o caminho, esta é a estrada”, pecam: pecam de divinação. É como se tivessem ido à cartomante. No final resulta mais importante o que foi dito e o que não muda; o que sinto — em mim e no meu coração fechado — do que a palavra do Senhor. E isto é também pecado de idolatria: a obstinação! O cristão que teima, peca de idolatria.

Papa Francisco - 18 de janeiro de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário