sábado, 11 de janeiro de 2020

11 de janeiro - Beato Bernardo Scammacca


Beato Bernardo Scammacca, que ao nascer recebeu o nome de Antônio, nasceu em Catânia (Sicília) de família nobre no ano 1430. Depois de uma juventude dissipada em vícios, prostrado por uma grave ferida recebida num duelo e movido pela graça divina, quis ser inscrito entre os frades Pregadores o ano 1452.

A partir daí, se dedicou com ardor e exclusividade a Deus e se esforçou em conformar-se a Cristo crucificado, cuja paixão considerava devotamente, por meio de uma caridade ardente e frutos abundantes de fundação de um hospital, que ainda existe, com a ajuda de seus nobres concidadãos e que ele mesmo dirigiu durante toda sua vida.

Foi dos primeiros religiosos observantes de Santa Zita de Palermo, prior de Santo Domingo em Catânia e depois em Palermo e finalmente vigário geral dos conventos reformados de Sicília, dando, por conseguinte, uma extraordinária colaboração para a restauração da vida regular.

Foi pregador ardoroso e levou muitas pessoas a Deus. Dele disse Tomás Schifaldo: “Homem bom, piedoso e modestíssimo, ouvindo todas as consciências”.
Pôs sua experiência ao serviço de seu ministério apostólico, mostrando-se amorosamente compassivo com os pecadores e dando graças em sua oração pela misericórdia divina.

Morreu em Catânia, confirmada sua vida de santidade com numerosos carismas, em 11 de janeiro de 1487.
Após a sua morte ele foi enterrado em cova comum, que passou a ser visitada por fiéis em busca de sua intercessão. Por isso, decidiu-se transladar o seu corpo para um lugar mais apropriado. Ao se abrir a cova, seu corpo estava incorrupto e permanece até hoje abrigado numa urna na Igreja de São Domingos, na Catânia
Leão XII aprovou seu culto em 8 de março de 1825.


Nenhum comentário:

Postar um comentário