sábado, 18 de janeiro de 2020

18 de janeiro - Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores. Mc 2,17


Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado entre os cobradores de impostos. Era um publicano. Estas pessoas eram consideradas as piores, porque cobravam as taxas e enviavam o dinheiro aos romanos. E uma parte delas colocavam no próprio bolso. Davam aos romanos: vendiam a liberdade da pátria, por esta razão eram odiados. Eram traidores da pátria. Jesus chamou-o. Viu-o e chamou-o. Segue-me. Jesus escolheu um apóstolo… entre aquelas pessoas, o pior.
Depois, este Mateus, o convida para o almoço, era jubiloso. Convida para almoçar toda a sua cambada, traiçoeiros da pátria, publicanos. Vendo tudo isto, os fariseus que se achavam justos, julgavam todos e diziam: Mas por qual motivo o vosso mestre tem essa companhia? Jesus diz: Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores.

Isto consola-me muito, porque penso que Jesus veio para mim. Porque todos somos pecadores. Todos. Todos temos esta licenciatura. Somos cursados. Cada um de nós sabe onde o seu pecado é mais forte, conhece a sua debilidade. Antes de tudo devemos reconhecer isto: nenhum de nós, entre todos nós que estamos aqui, pode dizer: Eu não sou pecador. Os fariseus afirmavam isto. E Jesus condena-os. Eram soberbos, vaidosos, achavam-se superiores aos outros. Ao contrário, todos somos pecadores. É o nosso título e é também a possibilidade de atrair Jesus a nós. Jesus vem ter conosco, vem ter comigo, vem a mim porque sou um pecador.

Jesus veio por este motivo, para os pecadores, não para os justos. Estes não precisam. Jesus disse: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes, ide ouvir o que significa quero misericórdia e não sacrifício. De facto, eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores.
Quando leio isto sinto-me chamado por Jesus, e todos podemos dizer o mesmo: Jesus veio para mim. Para cada um de nós.

Papa Francisco - 07 de julho de 2017

Hoje celebramos:
            Beata Maria Teresa Fasce

Nenhum comentário:

Postar um comentário