terça-feira, 28 de janeiro de 2020

28 de janeiro - Beata Maria Luisa Montesinos Orduna


Maria Luisa nasceu em 3 de março de 1901 em Valência, Espanha, e foi batizada dois dias depois. Ela recebeu a confirmação em 18 de março de 1907, aos seis anos de idade, na igreja de San Andrés Apóstolo.

Educada em uma escola religiosa, ela optou por uma boa cultura geral. Sua vida voltou-se para o serviço de seus pais. Ingressou na Ação Católica Espanhola e participava diariamente da celebração eucarística, destacando-se também por sua devoção mariana. Ela era uma catequista ativa, ensinava alfabetização, dedicou-se aos cuidados dos doentes e da caridade aos pobres. 

Quando a guerra civil eclodiu e a feroz perseguição religiosa pela qual a Espanha passou, Maria Luisa e sua família foram denunciadas por serem católicas por um servo e a FAI do Grau de Valencia os prendeu. Ela foi baleada com o pai, os dois irmãos e a irmã, além de uma tia dele. Foi a única que subiu aos altares, porque não tinha militância política e foi baleada por ser católica.  O massacre ocorreu em 28 de janeiro de 1937 em Picassent, perto de Valência.

Em 11 de março de 2001, o Papa São João Paulo II elevou as honras dos altares a nada menos que 233 vítimas da mesma perseguição, incluindo a Beata Maria Luisa Montesinos Orduña, sua memória é celebrada hoje no aniversário de seu martírio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário