domingo, 5 de janeiro de 2020

05 de janeiro - Epifania do Senhor

"Alguns dias atrás, celebramos o Natal do Senhor, neste dia estamos celebrando com não menos solenidade sua manifestação, com a qual ele começou a dar-se a conhecer aos pagãos...

Ele nasceu para ser a pedra angular, para ser a paz entre os provenientes da circuncisão e da incircuncisão, para que todos em Vossa paz se unam e transformem ambos em um único povo. Tudo isso foi prenunciado para os judeus com os pastores, para os pagãos com os magos...

Os pastores judeus foram levados diante dele pelo anúncio dos Anjos, os magos pagãos pela luz de uma estrela. Os anjos moram nos Céus que os astros adoram; a uns e a outros os Céus proclamaram a glória de Deus”.  
Santo Agostinho

Hoje, portanto, celebramos a universalidade da Igreja, o chamado dos gentios à fé e a profunda unidade entre Israel e a Igreja. A estrela, apareceu aos magos, era uma "esplêndida língua do céu" que narrava a glória de Deus. Sua posição foi tomada, então, pelo Evangelho, que ainda hoje continua a chamar homens de toda a terra para Cristo. Esse tem sido a estrela, que levou Cristo a nós, do mundo pagão.

Os magos não nos instruem com palavras, mas com fatos; não com o que eles dizem, mas com o que eles fazem. Deus se revelou a eles, como costuma fazer, usando os meios disponíveis aos homens; onde apropriado, o hábito de examinar o céu. Eles não se atrasaram, mas partiram; eles deixaram a segurança, de seu próprio ambiente, entre pessoas conhecidas que os reverenciavam. Dizem simplesmente, como se não tivessem feito nada de extraordinário:

"Vimos sua estrela aparecer e viemos adorá-lo".
Vimos e chegamos: aqui está a grande lição desses "pregadores" bíblicos anônimos. Eles agiram com prontidão, não se atrasaram. Se os perigos tivessem sido calculados um a um, as incógnitas da viagem, perderiam a determinação inicial e seriam frustradas em considerações vãs e estéreis. Eles agiram imediatamente e esse é o segredo ao receber uma inspiração de Deus. 

"Eles entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, ajoelhando-se, o adoraram."
Os magos não se movem apenas por curiosidade, mas por verdadeira piedade. Eles não procuram aumentar seu conhecimento, mas expressar sua devoção e submissão a Deus. Também hoje, a adoração é o tributo que reservamos apenas a Deus. Honramos, veneramos, louvamos, abençoamos a Virgem, mas não a adoramos. Esta é uma honra que só pode ser paga às três Pessoas divinas. 
A adoração é um sentimento religioso que devemos descobrir com toda a sua força e beleza. É a melhor expressão do "sentimento de criaturas" que alguns acreditam, como o sentimento que está na base de toda a vida religiosa. 

Os Magos adoravam o Menino "em casa", nos joelhos da Mãe, hoje também podemos adorá-lo na Eucaristia, adorá-lo "em espírito e verdade", no fundo do coração... Não faltam ocasiões.

Uma última indicação preciosa nos chega dos Magos:
"Tendo recebido um oráculo em sonhos, para que não voltassem a Herodes, eles foram para sua terra por outro caminho."
Uma vez que Cristo é encontrado, não se pode voltar pelo mesmo caminho. Mudando a vida, mudando o caminho. O encontro com Cristo deve determinar uma mudança, uma troca de costumes. Hoje também não podemos voltar para casa no caminho de onde viemos, isto é, exatamente como estávamos quando chegamos à igreja. 

Concluamos com as palavras com que Agostinho terminou um de seus discursos da Epifania ao povo:
“Nós também fomos levados a adorar a Cristo pela verdade, que brilha no Evangelho, como por uma estrela no céu; nós também, reconhecendo e louvando a Cristo, nosso rei e sacerdote, que morreu por nós, o honramos como com ouro, incenso e mirra. Precisamos apenas testemunhar agora, seguindo um novo caminho, retornando de uma maneira diferente daquela pela qual passamos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário