sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

03 de janeiro - São José Maria Tomasi

José Maria Tomasi, Cardeal, que o Papa Pio VII beatificou no ano de 1803, e que o Sumo Pontífice João Paulo II inscreveu solenemente no livro dos Santos, em 12 de outubro de 1986, nasceu em Licata, Sicília, em 12 de setembro de 1649, filho primogênito de Julio Tomasi e Rosalia Traina, príncipes de Lampedusa e duques de Palma de Montechiaro.

Sua vida foi orientada para Deus desde seus primeiros anos. Treinado e educado na nobre casa paterna, na qual não faltavam riquezas ou virtudes, ele dava provas de um espírito muito disposto a estudar e ser misericordioso. Assim, seus pais cuidaram muito de sua formação cristã e de sua instrução nas línguas clássica e moderna, especialmente na língua espanhola, logo que ele foi destinado pela família à corte de Madri, tendo que herdar de seu pai, por seus nobres títulos, a dignidade de Grande de Espanha.

Mas, desde a infância, seu espírito aspirou a ser pequeno no Reino de Deus e a não servir aos reis da terra, mas ao Rei dos Céus. Ele cultivou em seu coração aquele desejo piedoso até obter o consentimento paterno para seguir sua vocação à vida religiosa.

Após ter renunciado, por documento notarial, ao principado que lhe pertencia por herança e ao muito rico patrimônio familiar, ingressou na Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos, fundada por São Caetano de Thiene no ano de 1524. Ele emitiu a profissão religiosa em 25 de março de 1666.

No novo estado de vida, que ele abraçou para seguir o chamado de Cristo, ele foi capaz de se dedicar melhor à piedade e aos estudos. A sagrada liturgia o atraíra quando criança e, desde então, ele havia desejado usar as cores litúrgicas do dia. O canto gregoriano floresceu muito cedo em seus lábios, que exultaram de alegria ao cantar os salmos litúrgicos. Desde sua adolescência ele conheceu e apreciou, como por disposição inata, as línguas sagradas do latim e do grego.

Estudou estudos filosóficos em Messina, Ferrara, Bolonha e Modena; forçado a viajar por motivos de saúde. Teologia estudou em Roma, na casa de Santo André della Valle.
Em Roma, depois de receber o subdiaconato e diaconato, foi ordenado sacerdote na Basílica de Latrão no dia 23 de dezembro de 1673. Dois dias depois, na noite de Natal, ele celebrou sua primeira missa na igreja de S. Silvestre al Quirinal, então sede da Casa Geral dos Padres Teatinos.

A unção sacerdotal parecia incardinar definitivamente o Padre Tomasi em Roma e dar-lhe a cidadania romana. Na casa de S. Silvestre al Quirinal, durante quase quarenta anos da sua ordenação sacerdotal, dedicou-se com frutuosa intensidade à piedade, ao exercício humilde e perseverante das virtudes e ao estudo assíduo. Ao conhecimento do latim e grego, que adquiriu na adolescência, acrescenta agora a das línguas hebreias, siríaco, caldeu e árabe.
Transportado pelo seu exaltado amor pelos antigos documentos da Igreja e pelas saudáveis ​​tradições eclesiásticas, ele argumentou que se dedicar, em espírito de fé, à publicação de raros livros litúrgicos e textos antigos da sagrada liturgia, poderia ser uma boa maneira de sua perfeição religiosa.
Desta forma, ele conseguiu trazer à luz muitos tesouros sagrados que ficaram esquecidos nas bibliotecas.

De fato, graças à sua múltipla ciência das coisas sagradas, ele editou muitos volumes de argumentos bíblicos, patrísticos e principalmente litúrgicos. Destes, basta mencionar: Codices Sacramentorum nongentis annis vetustiores (publicado no ano de 1680); a edição crítica do Saltério em sua versão dupla romana e galaica: os Antifonários e os Responsórios da Igreja Romana que estavam em uso na época de São Gregório Magno (editado em 1686); a edição crítica dos títulos e argumentos da Bíblia Sagrada, de acordo com os códices do século 5 ao século 11 (publicado em 1688).

Pela sua vasta erudição e pelas suas excelentes e bem conhecidas virtudes, o Padre Tomasi gozava de tal fama e estima que havia muitos que procuravam o seu conhecimento e amizade e eram honrados com eles.

A rainha da Suécia, Cristina Alejandra, queria que entre os membros que adornavam seu círculo de estudiosos. A Academia Romana de Arcádia listou-o entre seus associados mais ilustres. O erudito Rabino da Sinagoga de Roma, Moisés Caverna, que foi convertido ao catolicismo por Pe. Tomasi, seu discípulo em hebraico, considerou-o amigo e pai na fé.
No entanto, quanto maior o elogio que seus contemporâneos lhe pagavam, mais ele tentava permanecer oculto, a ponto de publicar, por meio da humildade, algumas de suas obras sob um pseudônimo.

Estar em contato com pessoas importantes e eruditas da mesma categoria não impediu Tomasi de dedicar sua atenção à formação dos fiéis simples por quem ele compôs: Vera norma di glorificare Idéia e di longe Orazione secondo the dottrina delle Scriture divina e dei Santi Padri , e também Breve istruzione do modo di assistere frutuosamente ao Santo Sacrifício da Messa , e também uma versão reduzida de Salmos escolhidos e dispostos para facilitar a oração do cristão.
Ele foi nomeado Conselheiro Geral de sua Ordem, mas, por humildade, renunciou pouco depois, citando as muitas outras ocupações para as tarefas que já tinha na Cúria Romana, entre as quais, Consultor das Sagradas Congregações de Ritos e de Indulgências e Qualificador do Santo Ofício.

Suas numerosas publicações de argumentação litúrgica, nas quais combinava piedade e erudição, lhe valeram o título de "Príncipe dos liturgistas romanos" e o de "Doutor Liturgicus" com aqueles que o chamavam de alguns de seus contemporâneos.
Na verdade, não poucas normas que, emanadas da autoridade dos Romanos Pontífices e dos documentos do Concílio Vaticano II, estão agora em bom uso na Igreja, já foram propostas e desejadas por Pe. Tomasi. Entre eles, devemos lembrar: a forma atual da Liturgia das Horas para a oração do Ofício Divino; a distinção e uso do Missal e do Lecionário na celebração da Eucaristia; várias normas contidas no Pontifício e no Ritual Romano; o uso da linguagem vulgar que ele mesmo recomendou em devoções particulares e em orações feitas em comum pelos fiéis. Todos visavam promover uma participação mais íntima e pessoal do povo de Deus na celebração da Sagrada Liturgia.

Todos os seus sofrimentos e pressa em pesquisa e estudo não o desviaram minimamente do buscar, constantemente e com todas as suas forças, à conquista daquela perfeição evangélica à qual Deus o chamara desde a infância. Ele foi um exemplo para os outros por causa de sua profunda humildade, seu espírito de mortificação e sacrifício, sua fiel observância regular, sua mansidão, sua pobreza, sua piedade, sua devoção filial à Virgem Maria. Ajudou os pobres, consolou os doentes, tanto em casa como no hospital de São João de Latrão. Deste modo, a sabedoria e a caridade se uniram nele harmoniosamente.

Clemente XI, que conheceu pessoalmente o padre Tomasi e admirou suas virtudes exemplares e a ampla fama de sua doutrina, nomeou-o cardeal do título de Santos Silvestre e Martín al Monti, no Consistório de 18 de maio de 1712. Ele aceitou o cardinalato somente pela obediência ao mandato explícito do Papa.
Colocado nesse sublime grau, como luminária no candelabro, ele iluminou com o esplendor de suas virtudes tanto a Igreja Romana, que muitos o veneraram como novo São Carlos Borromeo, a quem ele havia proposto imitar.
Ele uniu à dignidade cardinal todas as virtudes que o distinguiram como um religioso teatino. Ele não mutilou sua regra anterior de vida nem um pouco. Para sua corte e para o serviço de sua casa ele escolheu, por razões de caridade, pessoas pobres, fracas, claudicantes e com outras deficiências físicas.
Em sua Igreja titular dos Santos Silvestre e Martin al Monti, ele não só participou com o clero de sua família, mas também participava das celebrações litúrgicas dos Padres Carmelitas, e também se dedicou a ensinar às crianças e a outros fiéis o catecismo da Igreja.

Mas o tamanho brilhante do bom exemplo e virtudes brilhou durante um tempo curto. Oito meses depois de seu cardinalato, quando participara da Capela Papal da Vigília de Natal, na basílica do Vaticano, atacado por uma violenta pneumonia, ele expirou santo em sua residência no palácio Passarini, na Via Panisperna. Era 1 de janeiro de 1713.

O primeiro panegírico do Cardeal Tomasi foi pronunciado pelo próprio Papa Clemente XI no Consistório, realizado um mês após seu trânsito. "Não podemos esconder", disse o Papa, "a dor íntima que a morte do isento e do piedoso Cardeal Tomasi nos causou ... Exemplo autêntico da mais sagrada e antiga disciplina, e de cujas virtudes e doutrinas ainda esperávamos."

A fama de santidade que acompanhou o cardeal Tomasi durante sua vida cresceu ainda mais após sua morte. Por isso, após apenas cinco meses de seu piedoso trânsito, iniciou-se o Processo Canônico de sua beatificação, a pedido de Clemente XI. 
Sua festa é comemorada em 3 de janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário