domingo, 19 de janeiro de 2020

19 de janeiro - “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Jo 1,29


O Evangelho de hoje narra que João Batista vê diante de si um homem que se põe em fila juntamente com os pecadores para se fazer batizar, embora não tivesse necessidade de o fazer.
Um homem que Deus enviou ao mundo como Cordeiro imolado. No Novo Testamento o termo “cordeiro” aparece várias vezes, e sempre em referência a Jesus. Esta imagem do cordeiro poderia causar admiração; com efeito, um animal que certamente não se caracteriza pela força nem pela robusteza carrega sobre os seus ombros um peso tão oprimente. A massa enorme do mal é levantada e carregada por uma criatura débil e frágil, símbolo de obediência, docilidade e amor inerme, que chega até ao sacrifício de si. O cordeiro não é um dominador, mas é dócil; não é agressivo, mas pacífico; não mostra as garras nem os dentes diante de qualquer ataque, mas suporta e é remissivo. Assim é Jesus! Assim é Jesus, como um cordeiro!

Que significa para a Igreja, para nós hoje, ser discípulos de Jesus, Cordeiro de Deus?
Significa pôr no lugar da malícia a inocência, no lugar da força o amor, no lugar da soberba a humildade, no lugar do prestígio o serviço. E uma boa obra!
Ser discípulo do Cordeiro significa não viver como que numa cidadela cercada, mas como numa cidade posta sobre o monte, aberta, hospitaleira e solidária. Quer dizer não assumir atitudes de fechamento, mas propor o Evangelho a todos, dando testemunho com a nossa própria vida de que seguir Jesus nos torna mais livres e mais jubilosos.

Papa Francisco - 19 de janeiro de 2014

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário