sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

17 de janeiro - Santa Rosalina de Villeneuve


Rosalina nasceu no dia 27 de janeiro de 1263 no Castelo de Les Arcs-sur Argens, na Provença, próximo de Draguignan. Era filha de Arnaud II de Villeneuve, Senhor de Arcs, de Trans, de La Motte e de Esclans, e de Sybille Burgole de Sabran. Antes do nascimento de Rosalina, sua mãe ouviu uma voz que disse: “Você dará à luz uma rosa sem espinhos, cujo perfume embelezará todo o país”. É dito que durante toda a vida de Rosalina um perfume de rosas a circundava.

Teve uma autêntica educação cristã e é solícita com os pobres distribuindo a eles esmolas em forma de comida, chegando a desfalcar as reservas de mantimentos do castelo. Em uma certa ocasião, quando tem doze anos de idade, seu pai a surpreende. Ela está com pães escondidos em sua roupa para distribuir aos pobres.
É quando acontece um milagre: “O Milagre das Rosas”. Quando foi perguntada pelo seu pai sobre o que carregava escondido em sua roupa. Ela o abre o avental e no lugar dos pães, surgem rosas. 
Deste momento em diante, o coração de seu pai amolece e percebe que os desígnios de Deus repousam sobre sua filha. Ele que é contra a entrada de Rosalina para a vida religiosa, a autoriza três anos mais tarde a se tornar uma noviça da Ordem das Cartuxas ou Monjas Cartusianas.

Algum tempo depois, Josselin, Bispo de Orange, voltando de uma peregrinação a Roma, conduziu-a ao convento de Santo André de Ramières, onde ela deveria entrar como noviça. De passagem por Aix, ela encontrou pela primeira vez Jacques Duéze, que se tornaria seu grande protetor como Bispo de Fréjus, e mais tarde como Papa, com o nome de João XXII.

Foi enviada posteriormente à Cartuxa de Bertaud para ali continuar seus estudos, sendo admitida como professa por unanimidade no dia de Natal de 1280.
As religiosas Cartuxas passam grande parte de seu tempo sozinhas e em silêncio. Se encontram somente nas horas das refeições. A noviça Rosalina, é designada para a cozinha. Certa vez, fica tão concentrada em suas orações, que cai em êxtase e senti o Senhor ao seu lado. Consequentemente; esquece de preparar o jantar. Quando as religiosas chegam ao refeitório não há nada pronto. A prioresa está pronta para repreender irmã Rosalina, quando é surpreendida por um outro milagre: anjos estão arrumando as mesas para o jantar.

Em 1285, ela retorna a La Celle-Roubaud; e em 1300, foi escolhida para suceder sua tia, Joana de Villeneuve, como priora. Ela permanecerá no cargo até 1328, data em que pede para voltar a ser simples religiosa.

Santa Rosalina morreu no dia 17 de janeiro de 1329, com a idade de sessenta e seis anos, e foi sepultada no cemitério da Abadia. A pedido de João XXII, em 11 de junho de 1334, primeiro domingo de Pentecostes, uma exumação foi feita sob a direção de Elzear de Villeneuve, Bispo de Digne.

O corpo da Santa estava milagrosamente conservado, sem nenhum sinal de decomposição; os olhos estavam vivos e brilhantes como se ela estivesse viva. Elzear de Villeneuve extraiu-os das órbitas e colocou-os num relicário para expô-los à veneração do povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário