terça-feira, 21 de janeiro de 2020

21 de janeiro - Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. ISm 16,13


A leitura do Primeiro Livro de Samuel narra a unção de Davi, nos mostra que a relação do Senhor com o seu povo, é uma relação pessoal, sempre.
É por esta razão, que o Senhor nunca fala ao povo como se se dirigisse a uma multidão. Além disso, o Senhor escolhe pessoalmente. Tomemos o exemplo da narração da criação. O próprio Senhor, que com as suas mãos faz artesanalmente o homem, atribui-lhe um nome: chamas-te Adão. Começa assim aquela relação entre Deus e a pessoa.

Outro aspecto fundamental: quando Deus deve escolher as pessoas, inclusive o seu povo, escolhe sempre os pequeninos. Este é o diálogo entre o Senhor e a nossa pequenez, a pequenez de cada um de nós.

Onde está a fidelidade cristã? A fidelidade cristã, a nossa fidelidade consiste simplesmente em conservar a nossa pequenez para poder dialogar com o Senhor. Eis por que a humildade, a suavidade e a mansidão são tão importantes na vida do cristão: são uma preservação da pequenez. São as bases para levar sempre em frente o diálogo entre a nossa pequenez e a grandeza do Senhor.

Papa Francisco – 21 de janeiro de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário