terça-feira, 7 de janeiro de 2020

07 de janeiro - Quem não ama não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. IJo 4,8


O apóstolo João nos diz o que é o amor: não porque nós amamos a Deus, mas porque Ele nos amou primeiro. Ele esperava-nos com amor. Ele é o primeiro a amar. E Deus é assim: é sempre o primeiro: é o primeiro a esperar-nos, a amar-nos, a ajudar-nos. E o amor é isto, é o amor de Deus.

Por conseguinte, a questão de fundo consiste em como se pode compreender o amor e também como o Senhor nos revelou este amor. Olhando para a história da salvação, o Senhor foi um grande pedagogo, com a pedagogia do amor. Ele não manifesta o amor com coisas grandiosas: torna-se pequeno, pequenino, com gestos de ternura, de bondade. É um Deus que se faz pequenino, que se aproxima, e com esta proximidade, com esta pequenez, faz-nos compreender a grandeza do amor.

O que é grande deve ser compreendido através do pequeno, Deus vai além, envia o seu Filho, mas não o envia em majestade, em força, envia-o em carne pecadora: “o Filho humilhou-se a si mesmo, assumiu a forma de servo até à morte, à morte de cruz”. Por isso, a grandeza maior tem que ser expressada na menor e mais dramática pequenez: este é o mistério do amor de Deus, deste amor que o Senhor nos ensina a demonstrar mais com as obras do que com as palavras.
É um amor total. E quando Jesus nos quer ensinar qual deve ser a atitude cristã diz-nos poucas coisas, mostra-nos aquele famoso protocolo sobre o qual todos nós seremos julgados:
Dentro das minhas possibilidades, pus em prática o amor de Deus: dei de comer ao faminto, dei de beber ao sedento, visitei o doente, o preso? Porque, são precisamente as obras de misericórdia o caminho de amor que Jesus nos ensina em continuidade com este amor de Deus, grande. O Senhor não nos pede grandes discursos sobre o amor; pede-nos que sejamos homens e mulheres com um amor grande ou pequeno, o mesmo, mas que saibamos fazer estas pequenas coisas por Jesus, pelo Pai.

Papa Francisco – 08 de junho de 2018

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário