terça-feira, 21 de janeiro de 2020

21 de janeiro - Santo Epifânio de Pavia


Epifânio de Pavia, mais tarde venerado como Santo Epifânio de Pavia, foi o oitavo bispo de Pavia no período de 466 até sua morte em 496. 

Epifanio nasceu em Pavia, filho de pais de linhagem nobre. Uma luz milagrosa teria sido vista brilhando no berço do bebê, um presságio feliz de sua futura grandeza. Conhecemos os nomes dos pais: Mauro, o pai, e Focaria, a mãe, que pertenceria à família de São Mirocles, bispo de Milão na época do edito de Constantino em 313.

O bispo de Pavia Crispino I recebeu Epifanio, aos oito anos de idade, entre os leitores de sua igreja; posteriormente, ordenou-lhe subdiácono aos dezoito anos, diácono aos vinte e recomendou, sentindo-se próximo da morte, a um certo Rusticio de Milan, para que ele fosse seu sucessor na cadeira episcopal de Pavia. 

Com a morte de Crispino, Epifanio foi consagrado bispo em Milão por seu metropolitano. Sua eleição episcopal foi recebida com verdadeira alegria pelas pessoas que apreciaram muito sua vida santa, cujas pedras angulares eram: oração, à qual dedicou até o menor tempo possível; leitura cuidadosa e dedicada da Sagrada Escritura; atividade febril para o bem das almas; a mortificação corporal mais austera.
Consagrado bispo com 28 anos, Epifânio reconstruiu a igreja de Pavia após ter sido destruída em 476 pelos exércitos rivais de Oreste e Odoacro. Ele aliviou com caridade inesgotável todo tipo de miséria e sofrimento. Frequentemente, ele foi aos vencedores implorar sua clemência pelos vencidos: em particular, ele implorou com sucesso a clemência de Odoacro, Teodorico e o rei dos borgonheses, Gundobaldo, dos quais obteve a libertação de seis mil prisioneiros capturados por ele na Itália em 490 lutando contra Odoacro. 

Retornando de Ravena, onde havia ido para mais uma legação ao rei Teodorico em favor de Pavia e toda a província da Ligúria Romana, em Parma, ele ficou mortalmente doente devido a um grave distúrbio pulmonar. 
Morreu na Borgonha em 21 de janeiro de 496, com 58 anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário