quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

16 de janeiro - Santo Honorato de Arles


Honorato era filho de uma nobre família romana, e viveu pela metade do século IV. Como todo nobre, recebeu educação elevada, conhecia todas as ciências da época. Depois de ser apresentado ao Cristianismo abandonou o culto dos deuses e, escondido dos pais, recebeu o Batismo.

Na sua vida de cristão nada foi fácil, principalmente quando seus pais rejeitaram e combateram a fé em Jesus e o pressionaram para que abandonasse a fé. Acabou conseguindo converter o irmão, Venâncio. Assim que os pais morreram, os dois irmãos se desfizeram de todos os bens, doando tudo aos necessitados, se transformando em pregadores, e por isso, tendo Crepácio como guia espiritual, foram para a Síria e Grécia, dentre outros locais. Com a morte do irmão, Honorato decidiu voltar para a Itália, onde foi ordenado sacerdote e, começou a morar e evangelizar na ilha de Lérins.

Honorato acabou tendo que fundar um mosteiro gerador de grandes escritores, bispos e santos. Verdadeiro pai dos monges dirigia a todos com suavidade e doçura. Dizia sempre que: "Quem é virtuoso, não precisa estar triste". Por isso no mosteiro do santo, reinava uma alegria e serenidade a ponto da ilha de Lérins ser chamada de Ilha Feliz.

Ele não conseguiu terminar sua existência terrena no mosteiro pois teve que assumir o bispado de Arles, importante lugar na França, onde faleceu em 429. Seu discípulo, Santo Hilário, dele escreveu:

"Se preciso fosse representar alegoricamente a caridade, retrataria a imagem de Santo Honorato.”

O mosteiro fundado por ele resistiu e semeou fé até a Revolução Francesa, quando os monges foram desterrados e a construção confiscada. Somente 50 anos depois é que o bispo de Fréjus conseguiu reconstruí-lo, trazendo-o de volta para sua função original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário