sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

24 de janeiro - Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar. Mc 3,14


Há uma palavra, no trecho evangélico de hoje, que chama a atenção: Jesus “elegeu”. E esta palavra aparece duas vezes. “Elegeu doze, aos quais chamou apóstolos”. E depois continua: “elegeu doze” e chama-os pelo nome, um depois do outro. Por conseguinte, Jesus, entre tantas pessoas que o seguiam “chamou a si os que queria”. E constituiu doze, aos quais chamou apóstolos. Com efeito, havia outros e o Evangelho a um certo ponto fala de setenta e dois. Mas estes eram outra coisa.

Os doze são constituídos para que andem com Ele e para os enviar a pregar com o poder de expulsar os demónios. É o grupo mais importante que Jesus escolheu, “para que andassem com Ele”, mais próximos, “e para os enviar a pregar” o Evangelho. E com o poder de expulsar os demônios. Precisamente aqueles doze são os primeiros bispos, o primeiro grupo de bispos.

Estes doze eleitos estavam cientes da importância desta eleição, a ponto que depois de Jesus ter subido ao céu, Pedro falou aos outros e explicou-lhes que, considerando a traição de Judas, era necessário fazer algo. E assim entre aqueles que tinham andado com Jesus, do batismo de João até à ascensão, escolheram uma testemunha “conosco” — diz Pedro — da Ressurreição. Eis que o lugar de Judas foi ocupado, foi preenchido por Matias.

Os apóstolos são as colunas da Igreja. E os bispos são colunas da Igreja. Aquela eleição de Matias foi a primeira ordenação episcopal da Igreja.

Nós bispos temos esta responsabilidade de ser testemunhas: de que o Senhor Jesus está vivo, ressuscitou, caminha conosco, nos salva, deu a sua vida por nós, é a nossa esperança, nos acolhe sempre e nos perdoa. Eis o testemunho. Por conseguinte, a nossa vida deve ser assim: um testemunho, um verdadeiro testemunho da ressurreição de Cristo.
O bispo tem a obrigação de andar com Jesus. Sim, é a primeira obrigação do bispo: andar com Jesus. Isto é verdade a ponto que quando surgiu, nos primeiros tempos, o problema que os órfãos e as viúvas não eram bem cuidados, os bispos — estes doze — reuniram-se, e pensaram no que fazer. E introduziram a figura dos diáconos, dizendo: “que os diáconos se ocupem dos órfãos e das viúvas. Enquanto aos doze, diz Pedro, competem duas tarefas: a oração e o anúncio do Evangelho.
Por conseguinte, a primeira tarefa do bispo é estar com Jesus na oração. Com efeito a primeira tarefa do bispo não é fazer planos pastorais... não! É rezar: esta é a primeira tarefa. Enquanto a segunda tarefa é ser testemunha, ou seja, anunciar: anunciar a salvação que o Senhor Jesus nos trouxe.

Papa Francisco – 22 de janeiro de 2016

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário