quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

15 de janeiro - Beato Valentín Palencia Marquina

Valentín Palencia Marquina nasceu em Burgos em 26 de julho de 1871, era filho de Cipriano, sapateiro e Victoria, caseira de uma propriedade em Puerto del Rey, onde eles viviam, no sótão.
 Por dez anos estudo no Seminário de São Jerônimo, como estudante externo, por não ter recursos para studar como interno, e foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1895.

Seu trabalho como educador de crianças pobres é uma das principais razões para o reconhecimento e a primeira causa de sua beatificação. Já sacerdote, fundou em 1898, ao lado de San Esteban, o Patrocínio de San José para a educação de crianças órfãs e pobres. Ele veio para criar uma oficina de comércio para treinar todas essas crianças. Chegou a abrigar 110 meninos, 40 internos e cerca de 60 ou 70 crianças de fora, a quem também educava.

Seu sonho seria criar a primeira escola profissional para crianças pobres da região, mas teve que se contentar com uma pequena oficina. Palencia sempre educou com métodos modernos, usou uma pedagogia ativa. Ele ensinou seus alunos a desenhar com habilidade manual, música para "refinar o espírito" e muito teatro para educar sobre a expressão. Ele dizia: Eu os preparei para vários negócios e os coloquei com a chegada da maioridade.

Sua perseverança em seu trabalho consegue dar prestígio ao Colégio.
 Ele tentou tornar a instrução agradável e alegre para criar nas crianças pobres, um homem orientado para o amor de Deus. Ele também teve um coral e formou uma banda, apresentando-se em concertos e procissões. Conseguiu treinar muitos de seus alunos musicalmente, assim, Donato Rogiguez (falecido com 25 anos) era o diretor da banda, por exemplo.

Valentín Palencia foi capelão da capela de Santo Ecce Homo e San Enrique de la Catedral, bem como Irmão Espiritual da Irmandade de Santa Lucia e San José del Círculo. Fundou, no Conselho de Curadores, a Irmandade da Sagrada Família.
Por seu trabalho humanitário, o governo concedeu a ele, em 1925, a cruz de benefícios com um distintivo branco. Ele rejeita as homenagens, silencia outra distinção mais significativa e deixa sua humildade impregnada em sua vontade: "a alegria pela qual minha alma sempre suspirou é dar minha vida por Ele ...".

A Guerra Civil chegou em 18 de julho de 1936. Ele foi proibido de rezar missa pela Assunção de Nossa Senhora.
 Um de seus alunos foi quem o acusou de ter celebrado a Missa na Frente Popular de Torrelavega, por não ter recebido uma gorjeta. Seis meninos foram chamados para testemunhar e quatro quiseram acompanhá-lo, sendo fuzilados ao lado dele no Monte Tramalón de Ruiloba.  Os jovens que o acompanharam no martírio foram Donato Rodríguez, Emilio Huidobro, Germán García e Zacarías Cuesta,

Pai dos órfãos e das crianças pobres, exemplo de caridade, mestre de muitos marginalizados e inválidos, o sacerdote diocesano de Burgos, Valentín Palencia Marquina, foi martirizado juntamente com quatro dos seus colaboradores leigos a 15 de janeiro de 1937, no monte Tramalón de Ruiloba.
No dia 23 de abril de 2016, na catedral de Burgos, sua cidade natal, o sacerdote e os seus quatro companheiros foram beatificados pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as causas dos santos, representando do Papa Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário