Roberto nasceu por
volta de 1055 em La Bussardière, Bretanha, em uma família rica. Ele foi enviado à Universidade, onde se formou com honras,
para retornar à sua aldeia e suceder seu pai como pastor. Sabe-se que ele era casado, embora o nome de sua esposa seja
desconhecido, do qual ele logo se separou, para seguir a tradição celibatária
da Igreja (que não seria a norma definitiva, universal e absoluta até 1223, no
Conselho de Lyon). Em 1078, ele retornou a
Paris, onde obteve um doutorado em Teologia e da qual também foi reitor, sendo
um grande exemplo de justiça, retidão, caridade e virtudes.
Roberto era um fervoroso defensor da reforma da Igreja promovida por São Gregório; assim, em 1089, o bispo de Rennes o nomeou vigário da diocese. Desta posição, destacou-se por denunciar a imoralidade dos nobres, clérigos e pessoas do povo. Ele clamou contra a injustiça, os excessos dos ricos e a simonia e intimidação de muitos clérigos. Essa atitude causou-lhe guerra e inimigos por toda parte. Por isso, em 1093, quando seu bispo morreu, os clérigos ressentidos com as denúncias conseguiram transferi-lo para Angers, em cuja catedral ele se dedicou ao ensino de teologia.
Em 1095, ele deixa o ensino e, com alguns amigos, se retira para a floresta de Caon, em Anjou. Aí atrai multidões para aqueles que pregam pobreza, penitência e caridade evangélica. Ele era um dos chamados pregadores "apologistas", que viviam com os pobres, vestiam-se, comiam mal e rejeitavam todas as posses pessoais. Infelizmente, muitos chegaram ao extremo de desafiar a autoridade eclesiástica, rebelando-se contra o papa e os bispos, também caindo em heresias. Não há registro de que Roberto fosse herege ou rebelde contra o papa, pelo contrário, sua atividade foi impulsionada pela reforma gregoriana. Ele fundou uma comunidade monástica com a Regra dos cânones regulares, fundada por Santo Ivo de Chartres, para a qual muitos leigos que ainda viviam no mundo vivem seu espírito de radicalismo evangélico.
Assim, ele fundou a
abadia de Roe. Seus discípulos foram o Beato Alleaume, o Beato
Bernardo de Tiron e o Beato Rieul de la Futaie. Em 1096, ele prega a Primeira Cruzada em Craon antes do Papa
Urbano II, vários arcebispos e nobres. O
papa está tão surpreso com seu carisma que lhe concede o título de
"Pregador Apostólico", com licença para pregar onde quiser e sem
pedir permissão ao bispo local. Assim, ele
se lança a uma pregação implacável, acompanhado por centenas de pessoas que o ajudam
em suas missões.
Em 1099, ele se retirou para Fontevrault, onde fundou um mosteiro inspirado pela Regra Beneditina, mas para uma nova Ordem. Além disso, é um mosteiro misto, sendo monges e monjas sob o cajado da abadessa, cuja primeira foi a Beata Petronilla de Chemillé. O local foi organizado no "Grande Mosteiro", de monjas do coral que viviam orando. Havia também as irmãs conversadoras, que combinavam oração e trabalho servil no mosteiro. Havia os monges, para orar, estudar e pregar, e finalmente os Irmãos de São Lázaro, para cuidar do leprosário anexado ao recinto. Todos tinham que fazer trabalho manual para se manter, orar de acordo com seu status e não admitir mais bens do que a comunidade. Este mosteiro provocou um rebuliço no clero e nos bispos. Mas escândalo à parte, Roberto continuou sua pregação e missão de oração na Igreja e, em suma, ele não foi o primeiro nem o último mosteiro misto da Igreja. Em menos de um ano, eles já tinham 300 freiras do coral, muitas da nobreza, atraídas pelo humanismo e pelo espírito evangélico que ali viviam.
Em 1099, ele se retirou para Fontevrault, onde fundou um mosteiro inspirado pela Regra Beneditina, mas para uma nova Ordem. Além disso, é um mosteiro misto, sendo monges e monjas sob o cajado da abadessa, cuja primeira foi a Beata Petronilla de Chemillé. O local foi organizado no "Grande Mosteiro", de monjas do coral que viviam orando. Havia também as irmãs conversadoras, que combinavam oração e trabalho servil no mosteiro. Havia os monges, para orar, estudar e pregar, e finalmente os Irmãos de São Lázaro, para cuidar do leprosário anexado ao recinto. Todos tinham que fazer trabalho manual para se manter, orar de acordo com seu status e não admitir mais bens do que a comunidade. Este mosteiro provocou um rebuliço no clero e nos bispos. Mas escândalo à parte, Roberto continuou sua pregação e missão de oração na Igreja e, em suma, ele não foi o primeiro nem o último mosteiro misto da Igreja. Em menos de um ano, eles já tinham 300 freiras do coral, muitas da nobreza, atraídas pelo humanismo e pelo espírito evangélico que ali viviam.
Lá em Fontevrault, ele
viveu um tempo dedicado ao estudo das Escrituras. Nos últimos anos, eles foram marcados por intenso ascetismo e
oração. Sua união com Cristo alcançou o
ponto de receber os estigmas da Paixão, mais de 100 anos antes da estigmatização
de São Francisco, em 1224.
Em 1115, sentindo que seu fim estava próximo, Roberto queria voltar a Fontevrault. Ao passar por Berry, ele teve que parar e morreu nos dias 24 ou 25 de fevereiro de 1116, depois de indicar que queria ser enterrado em Fontevraud. Após os funerais, o corpo foi embalsamado e venerado em Orsan, por iniciativa do bispo de Bourges, garantindo peregrinações e devoção popular. No entanto, a Beata Petronila entrou com uma ação pela posse das relíquias de seu fundador. Até as freiras começaram uma greve de fome pela causa. Ele foi finalmente levado para a abadia, embora seu coração permanecesse em Orsan, e embora ele quisesse ser enterrado no cemitério comum, ele foi enterrado no altar principal da abadia, longe da devoção popular. Isso foi feito com a intenção de evitar as peregrinações, o dinheiro que geravam e os abusos que foram denunciados igualmente por Roberto. Por essa mesma razão, a Ordem nunca fez nada para canonizar seu fundador, nem sequer promoveu sua devoção. O esquecimento cobriu seu pequeno e humilde túmulo. Só em 1655, a abadessa Juana Borbón, irmã de Luis XIII, levantou uma tumba de mármore com uma escultura reclinada de Roberto.
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