sábado, 4 de janeiro de 2020

04 de janeiro - Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Jo 1,38


O Evangelho de João, nos apresentando o primeiro encontro entre Jesus e alguns dos que se tornarão seus apóstolos. Eles eram discípulos de João Batista, e foi precisamente ele quem os orientou para Jesus, quando, depois do Batismo no Jordão o indicou como "Cordeiro de Deus". Então dois dos seus discípulos seguiram o Messias, o qual lhes perguntou: "Que pretendeis?". Os dois perguntaram-lhe: "Mestre, onde moras?". E Jesus respondeu: "Vinde e vereis", isto é, convidou-os a segui-lo e a estar um pouco com Ele.

Nas poucas horas transcorridas com Jesus, eles ficaram tão admirados, que imediatamente um deles, André, falou com o irmão Simão dizendo-lhe: "Encontramos o Messias".

Eis duas palavras singularmente significativas; "procurar", "encontrar". Podemos tirar da página evangélica de hoje estes dois verbos e obter uma indicação fundamental para o ano novo, que desejamos seja um tempo no qual renovar o nosso caminho espiritual com Jesus, na alegria de o procurar e de o encontrar incessantemente.

De fato, a alegria mais verdadeira está na relação com Ele encontrado, seguido, conhecido, amado, graças a uma contínua tensão da mente e do coração. Ser discípulo de Cristo: isto é suficiente para o cristão. A amizade com o Mestre garante à alma paz profunda e serenidade também nos momentos obscuros e nas provas mais difíceis.
Quando a fé se confronta com noites escuras, nas quais já não se "sente" nem se "vê" a presença de Deus, a amizade de Jesus garante que na realidade nada nos pode separar do seu amor.
Procurar e encontrar Cristo, fonte inexaurível de verdade e de vida: a palavra de Deus nos convida a retomar, neste início de ano novo, o caminho de fé que nunca se conclui. "Mestre, onde moras?", dizemos também nós a Jesus e ele responde-nos: "Vinde e vereis". Para o crente é sempre uma incessante busca e uma nova descoberta, porque Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas nós, o mundo, a história, nunca somos os mesmos, e Ele vem ao nosso encontro para nos oferecer a sua comunhão e a plenitude da vida.
  Papa Bento XVI - 15 de janeiro de 2006

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário