domingo, 3 de dezembro de 2017

Advento

Temos notícias do Advento desde o século IV, e este tempo se caracteriza tanto pelo sentido escatológico – (segunda vinda de Cristo) – quanto como preparação ao Natal. Ele começa com as Primeiras Vésperas do domingo, que cai no dia 30 de novembro ou no domingo mais próximo dessa data, terminando antes das Primeiras Vésperas do Natal do Senhor.

O Advento consta de quatro domingos e é formado de dois períodos:
- Do primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro dá-se maior evidência ao aspecto escatológico e procura-se orientar os fieis para a espera da vinda gloriosa de Cristo;
- Do dia 17 de dezembro ao dia 24, tanto na missa quanto na liturgia das horas, todos os textos orientam-se mais diretamente à preparação do Natal.

É também o Tempo Litúrgico em que se dá destaque à cooperação de Maria no mistério da redenção, porque neste tempo celebra-se o mistério da vinda do Senhor, mistério a que se acha particularmente ligado à cooperação de Maria.

Somos chamados a viver algumas atitudes essenciais à expressão evangélica da vida:

- a espera vigilante e jubilosa: “Agora vemos como que num espelho , mas virá o dia em que veremos face a face”. (cf. ICor 13,12);

- a esperança: “A ti, Senhor , eu me elevo, ó meu Deus. Eu confio em ti, que eu não seja envergonhado, que meus inimigos não triufem contra mim! Os que esperam em ti não ficaram envergonhados.” (Sl 25);

-a conversão: através da pregação de João Batista, somos convidados à conversão para preparar os caminhos do Senhor e acolher o Senhor que vem;


- o pobre: espiritualidade do pobre não tanto no sentido econômico, mas o pobre entendido em sentido bíblico: aquele que confia em Deus e apoia-se totalmente nele. Os mansos e humildes que se fundam na humildade, temor a Deus e fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário