terça-feira, 5 de dezembro de 2017

05 de dezembro - Beato Bartolomeu Fanti

Beato Bartolomeu Fanti, italiano nascido em Mântua por volta do ano 1443, ingressou na Ordem com dezessete anos de idade. 
Em 1452 já era sacerdote Carmelita da Congregação Mantuana e após a ordenação sacerdotal, mostrou-se um pregador de grande poder. Suas palavras atraíam e convenciam seus ouvintes.  

Durante 35 anos, praticamente até a sua morte, foi diretor espiritual e reitor da Confraria da Bem-Aventurada Virgem Maria na igreja carmelita de sua cidade, para a qual escreveu a Regra e Estatutos, dedicando-se a esta tarefa com fervor e zelo, como se fazia necessário devido à importância social e religiosa desta Confraria.

A regra escrita pelo padre Bartolomeu Fanti consiste em doze capítulos, é muito simples e concisa,  em um estilo inspirado na da primeira Ordem dos Carmelitas. Entre outras coisas, ele compôs os estatutos da Companhia do Carmelo e um registro de fatos importantes.

Acredita-se que ele tenha sido um mestre dos noviços, mesmo que não seja comprovado, porque ele foi retratado enquanto falava com fervor da Eucaristia a um grupo de jovens novatos carmelitas.

Humilde e manso, foi para todos um exemplo de oração, generosidade e fidelidade no serviço à Deus. Distinguiu-se por seu amor à Eucaristia, centro de sua vida apostólica, e por sua devoção mariana. Era realmente admirável a devoção que tinha para com Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.

Foi através da unção com óleo da lamparina que ardia diante do Santíssimo que o Beato Bartolomeu realizou diversos dos seus milagres de curas. Distinguiu-se também por uma profunda e filial devoção a Nossa Senhora do Monte Carmelo, Patrona da Ordem.  

Morreu em Mântua no dia 05 de dezembro de 1495 e seu corpo, depois de várias transladações, conserva-se hoje intacto na Catedral de Mântua. O decreto de confirmação de seu culto foi ratificado pelo Papa Pio X em 18 de março de 1909 e sua festa é celebrada no dia de sua morte.

Oração
Deus, nosso Pai, fizestes do Bem-Aventurado Bartolomeu Fanti um apóstolo do culto à Divina Eucaristia e da devoção à Santíssima Virgem Maria, concedei-nos, a nós também, a mesma riqueza espiritual que ele encontrou mediante a prática destas devoções. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário