quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

21 de dezembro - São Pedro Canísio

São Pedro Canísio, Doutor da Igreja, conhecido como Martelo dos hereges, foi um dos mais destacados líderes da Contra-Reforma católica. Várias nações da Europa central devem-lhe a perseverança na verdadeira fé.
Deixa para nós um testemunho de fé e fidelidade à Igreja.

“A comunhão dos santos consiste na aplicação recíproca dos méritos dos fiéis, porque:
- os cristãos que estão sobre a terra podem ajudar-se mutuamente com a oração;
- os santos que estão no céu podem interceder por nós junto a Deus;
- enfim, podemos, com nossas orações e boas obras, aliviar as almas do purgatório.”

“Senhor, renova o espírito reto em minhas entranhas (Sl 51,2). Saiba e sinta como é “amargo deixara fonte de água viva e escavar cisternas rachadas” (Jr 2,13,19); deixar o maná celeste e “ansiar pelas bolotas dos porcos” (Lc 15,16); desprezar e negligenciar a ti, sumo bem, e servir à escravidão miserabilíssima da carne, do mundo, de satanás, perdidíssimos e ofensivíssimos inimigos.”

É característica da espiritualidade de São Canísio uma profunda amizade pessoal com Jesus. Escreve, por exemplo, em 4 de setembro de 1549 no seu diário, bfalando com o Senhor: 
“Tu, em fim, como se me abrisse o coração do Santíssimo Corpo, que me parecia ver diante de mim, me ordenou beber dessa fonte, convidando-me para assim dizer a atingir as águas da minha salvação das tuas fontes, oh meu Salvador”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário