quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

13 de dezembro - Beato Antônio Grassi

Em uma das mais antigas Congregações do Oratório, a de Fermo, estabelecida nas Marcas em 1586, viveu o Beato Antonio Grassi, o terceiro dos filhos de Filipe Neri, em ordem de glorificação, elevado aos altares pelo Papa Leão XIII no Ano Santo de 1900.

Nasceu em Fermo em 13 de novembro de 1592 e, desde a infância, conduziu uma vida simples e austera, marcada pela devoção sincera, educado pelos Padres do Oratório de sua cidade. Entrou na Congregação em 11 de outubro de 1609 e, em 17 de dezembro de 1617, foi ordenado sacerdote. 

Eleito reitor ininterruptamente da Comunidade desde 1635 até a sua morte, exerceu o seu ministério na educação catequética e espiritual, em caridade aos doentes e presos, no cuidado das crianças e dos jovens.

Também em Roma, onde em 1625 ele foi em peregrinação para o Jubileu, encontramos os esplêndidos exemplos de fé e piedade que marcam toda a sua vida, alimentados pela oração e pelas experiências místicas. A vida cotidiana e os momentos de extraordinárias experiências espirituais estão entrelaçados no desenrolar dos seus dias, e as pessoas, fascinadas por essa simplicidade misteriosa e profética, foram atraídas por seus conselhos, especialmente no confessionário, onde "devemos ter pena", disse ele, "ajudar e consolar".

Ele era um "anjo da paz", reconciliando numerosas rivalidades, e ele era chamado de "pai dos pobres" para a caridade heroica com a qual tudo distribuía, até suas próprias roupas. 

Cultivou uma devoção muito terna à Virgem, manifestada também pelas inúmeras peregrinações a pé da Santa Casa de Loreto, em cujo santuário de 4 de setembro de 1621, permaneceu prodigiosamente ileso por um raio que também queimou suas roupas. 

Os Papas Clemente X e Inocêncio XI o tinham em alta estima e personagens famosas, incluindo o Cardeal oratoriano Colloredo, que organizou seu processo de beatificação, viram nele um verdadeiro modelo de vida.

Quando se aproximava do fim, repetia continuamente para seus filhos espirituais: "Oh, que coisa linda morrer filho de São Filipe!". 

Espiritualmente assistido por seus irmãos e pelo arcebispo de Fermo, que não se afastou de sua cama durante os dias de sua longa agonia, adormeceu no Senhor em 13 de dezembro de 1671.
A fama de santidade que ele desfrutava na vida, espalhou-se imediatamente, na Itália e no exterior, especialmente na Alemanha, favorecida por muitos milagres obtidos por intercessão. Seu corpo é reverenciado em Fermo, sob o altar maior da igreja do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário