domingo, 24 de dezembro de 2017

24 de dezembro - Véspera de Natal

O Natal nos recorda o nascimento de Jesus Cristo, Deus feito homem para salvar a humanidade, e para vivê-lo corretamente e aprofundar seu significado, a Igreja nos indica alguns caminhos:

Aprofundar no dom dado por Deus
O Natal é um dom que é uma expressão do amor infinito de Deus que ‘tanto amou o mundo que nos deu o seu Filho único’.
Por isso, devemos valorizar a solidariedade com o homem pecador, pelo qual, em Jesus, Deus se fez homem” e que “o Filho de Deus ‘sendo rico se fez pobre’ para nos enriquecer ‘por meio da sua pobreza’.

Refletir sobre o valor da vida
No Natal se destaca “o valor sagrado da vida” e “o maravilhoso evento que acontece no parto de cada mulher, porque Maria deu à luz” ao Salvador do mundo.


Celebrar com simplicidade
Vamos viver esta celebração em um “clima de simplicidade, de pobreza, de humildade e de confiança em Deus, que envolve os acontecimentos do nascimento do Menino Jesus”.
É importante aprofundar o sentido religioso do Natal para que “não se torne um terreno fértil para o consumismo nem para a infiltração do neopaganismo”.

Cantar canções de Natal
Os cantos de Natal são “instrumentos muito poderosos para transmitir a mensagem da alegria e da paz do Natal” e, por isso, devemos cantá-los na véspera do Natal.

Ler em família a passagem do nascimento de Jesus
A véspera do Natal é “uma ocasião de oração para toda a família” e podemos ler “a passagem do nascimento de Jesus segundo São Lucas”.

Rezar diante da árvore de Natal
As famílias são convidadas a rezar em torno da árvore de Natal, porque “independentemente da sua origem histórica, atualmente é um símbolo fortemente evocativo, bastante comum nos ambientes cristãos; evoca tanto a árvore da vida, plantada no jardim do Éden, como a árvore da cruz, e assim adquire um significado cristológico”.
“Cristo é a verdadeira árvore da vida, nascida da nossa linhagem, da terra virgem Santa Maria, árvore sempre verde, fecunda de frutos”.

Dar presentes aos pobres
Entre os presentes colocados na árvore de Natal, não deveriam faltar os presentes para os pobres: eles fazem parte de toda a família cristã.

Compartilhar a ceia de Natal
Outro gesto que podemos fazer é uma ceia de Natal porque nela “se manifestam com toda a sua força a firmeza e a alegria dos laços familiares”.
“A família cristã que todos os dias, segundo a tradição, abençoa a mesa e agradece ao Senhor pelo dom dos alimentos, realizará este gesto com maior intensidade e atenção na ceia do Natal”.

Participar da Missa
Todos os fiéis são convidados a participar da Missa na véspera de Natal porque “tem um grande sentido litúrgico e um apreço popular”.
“No final da celebração, poderá haver a adoração dos fiéis ao Menino Jesus e o momento de colocá-lo no presépio da igreja ou em algum lugar próximo”.


Feliz Natal!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário