terça-feira, 12 de dezembro de 2017

12 de dezembro - Beato Pio (Ludwik) Bartosik

Precisamente hoje estamos a celebrar a vitória daqueles que, no nosso tempo, deram a vida por Cristo, deram a vida temporal para possuí-la pelos séculos na sua glória. Trata-se de uma vitória particular, porque é compartilhada pelos representantes do clero e dos leigos, jovens e idosos, pessoas de várias classes e posições. Há sacerdotes diocesanos e religiosos, que morreram porque não quiseram abandonar o seu ministério, e aqueles que morreram servindo os companheiros de prisão, doentes de tifo; há pessoas que foram torturadas até à morte pela defesa dos judeus. No grupo dos Beatos existem irmãos religiosos e irmãs, que perseveraram no serviço da caridade e na oferta dos seus tormentos pelo próximo. Entre estes Beatos mártires contam-se também leigos. Hoje estes Beatos mártires são inscritos na história da santidade do Povo de Deus, que peregrina em terra polaca há mais de mil anos.

Se hoje nos alegramos pela beatificação de 108 Mártires clérigos e leigos, fazemo-lo antes de mais porque eles são o testemunho da vitória de Cristo, o dom que restitui a esperança. Enquanto realizamos este ato solene, num certo sentido revive em nós a certeza de que, independentemente das circunstâncias, podemos obter a vitória plena em tudo, graças Àquele que nos amou (cf. Rm 8, 37). Os Beatos mártires bradam aos nossos corações: Crede que Deus é amor! Acreditai n'Ele, no bem e no mal! Despertai a esperança em vós! Que esta dê em vós o fruto da fidelidade a Deus em cada provação!

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 13 de junho de 1999

Ludwik nasceu em 21 de agosto de 1909 em Kokanin, filho de Wojciech, sapateiro e Wiktoria Tomczyk, dona de casa. Sua família era muito pobre, mas graças à ajuda de amigos e do pároco do lugar, Ludwik conseguiu receber uma preparação intelectual adequada. Em 1926, ele foi admitido na Ordem dos Frades Menores Conventuais, onde começou o noviciado em Kalwaria Paclawska e depois em Pagiewniki. 

Em 1927, ele proferiu seus primeiros votos religiosos, e foi aí que recebeu o nome de Pio. Ele continuou seus estudos, até que em 1931 mudou-se para Cracóvia para participar do Seminário Maior, onde em 1935 foi ordenado o bispo Stanislaw Rospond. Como primeiro destino, foi enviado ao convento de Krosno, onde se distinguiu por sua devoção e, acima de tudo, atendendo assiduamente ao sacramento da confissão. Em 1936 foi transferido para Niepokalanów, por ordem expressa de Maximiliano Kolbe , guardião do convento.

Era o substituto de St. Maximilian Kolbe no convento e responsável pela impressão dos jornais marianos.  Seu slogan era: "Com a ajuda da Imaculada conquistando o mundo inteiro e todas as almas para o Santíssimo Coração de Jesus Cristo". 
São Maximiliano considerava-o um "homem santo e excelente". 

Em 19 de setembro de 1939, com um grupo de irmãos, incluindo o próprio Kolbe, foi preso pelos alemães e começou seu trânsito pelos campos de concentração de Lamsdorf, Amtitz e Ostrzeszów. Ele sofreu pacientemente a fome e o sofrimento e repetiu: "Até agora, dizíamos aos outros como deveriam suportar o sofrimento, agora cabe a nós superar tudo isso, senão qual seria o valor da nossa palavra?" 

Ele foi libertado, mas preso pela segunda vez em 1941, novamente com o Padre Kolbe,  Padre Antonin Bajewski e outros, e levado para Varsóvia, onde sofreu com paciência todos os tipos de tormentos.
Em 4 de abril de 1941, durante a Semana Santa, o padre Pio e o padre Antonin foram deportados para o campo de concentração de Oswiecim: Pio foi registrado com o número 12832 e atribuído ao trabalho forçado na construção.

Fisicamente diminuído por uma ferida dolorosa na perna, por uma infecção cutânea e outras doenças, ele foi transferido para o hospital. Lá, doente entre os doentes, ele consolou e ajudou os outros internados, particularmente no ministério da reconciliação. Ele repetia habitualmente: "Os sofrimentos deste momento não podem ser comparados com a futura glória, com a futura felicidade que teremos com Deus, no Reino dos Céus".


Pio Bartosik, apesar de ter sido testado fisicamente, suportou pacientemente esta situação trágica e, depois de receber a unção dos enfermos, morreu na noite de 12 a 13 de dezembro de 1941.

Nenhum comentário:

Postar um comentário