quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

13 de dezembro - Santa Luzia


Ó Santa Luzia,
que preferistes deixar que os vossos olhos
fossem vazados e arrancados
antes de negar a fé e conspurcar vossa alma;
e Deus, com um milagre extraordinário,
vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos
para recompensar vossa virtude e vossa fé,
e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos,
eu recorro a vós para que protejais minha vista e
cureis a doença dos meus olhos.
Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos
para que eu possa ver as belezas da criação.
Conservai também os olhos de minha alma, a fé,
pela qual posso conhecer o meu Deus,
compreender os seus ensinamentos,
reconhecer o seu amor para comigo
e nunca errar o caminho que me conduzirá
onde vós, Santa Luzia, vos encontrais,
em companhia dos anjos e santuário.
Santa Luzia, protegei meus olhos
e conservai minha fé.

Amém.

Em alguma cidades da Itália e também aqui no Brasil (principalmente onde houve colonização italiana) costuma-se montar o presépio no dia 13 de dezembro, dia de “Santa Luzia”.

Monta se o presépio no dia de “Santa Luzia” e desmonta-se no dia dos Reis Magos (6 de janeiro).  Assim como o nome já diz, Santa Luzia abre o período em que a “luz” do  mundo irá chegar.

No dia de Santa Luzia as crianças e adulto ganham presentes e balas em troca do pratinho de capim ou como é conhecido o "Prato de Santa Luzia".  Não se pode ver Santa Luzia e ela só dá os doces para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

Conta a história que a tradição surgiu em Verona, Itália,  por volta do século XIII quando uma perigosa doença nos olhos acometeu muitas crianças e adultos. Os pais e familiares fizeram uma promessa de irem em peregrinação até a Igreja de Santa Águeda e para convencerem as crianças a participar  da procissão e irem descalças, eles prometeram que Santa Luzia iria encher os sapatos e meias de todos que participassem  com doces e frutas. Desde então toda noite de 12 para 13 de dezembro as crianças colocam o "Prato de Santa Luzia”.

Assim, seguindo a tradição, na véspera de sua festa as mães incentivam as crianças a colocar um pouco de capim num prato e deixar sobre a mesa antes de dormir. De noite santa Luzia passa e leva o capim para o cavalinho e deixa doces e bolachas pintadas de presente. O capim, segundo a tradição, é alimento para o cavalo, para ajudá-lo a percorrer as residências do mundo inteiro.

Santa Luzia // Passou por aqui // Com seu cavalinho // Comendo capim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário