segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

04 de dezembro - São João Damasceno

"Vós me formastes, Senhor, do corpo de meu pai; Vós me formastes no ventre de minha mãe...

Com a bênção do Espírito Santo, preparastes a minha criação e a minha existência... Preparastes o meu nascimento..., fizestes-me sair à luz do dia, adotando-me como vosso filho, e me contastes entre os filhos da vossa Igreja santa e imaculada.

Vós me alimentastes com o leite espiritual dos vossos divinos ensinamentos. Vós me sustentastes com o vigoroso alimento do Corpo de Cristo, nosso deus, vosso Filho unigênito, e me inebriastes com o cálice divino do seu sangue vivificante, que Ele derramou pela salvação de todo o mundo...

Vós me alimentastes com as águas da verdadeira doutrina  por meio dos vossos pastores...

Agora, Senhor, pela imposição das mãos do vosso sacerdote, Vós me chamastes para servir os vossos discípulos...

Ponde as vossas palavras nos meus lábios; dai-me uma linguagem clara e fácil, mediante a língua de fogo do vosso Espírito, para que a vossa presença sempre me assista.

Apascentai-me, Senhor, e apascentai-vos comigo...

E vós... ilustre assembleia da Igreja, que esperais a ajuda de Deus, vós, em quem Deus habita, recebei das nossas mãos a doutrina da fé, que fortifica a Igreja, tal como no-la transmitiram os nossos pais..."


São João Damasceno, considerado o último Padre da Igreja, morreu no ano 749.

Nenhum comentário:

Postar um comentário