segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

18 de dezembro - Santo Wunibald

Santo Wunibald junto com o irmão São Villibaldo, seguiu São Bonifácio e o ajudou na obra de evangelização dos povos germânicos.

Wunibald também chamado Wynnebald, nasceu em 701 em Wessex, Grã-Bretanha, de pais anglo-saxões, o pai de acordo com tradições tardias, era um rei chamado Richard e sua mãe se chamava Wunna. 

Ainda jovem, no verão de 721, junto com seu pai e seu irmão Willibald, embarcou em uma peregrinação a Roma, uma viagem muito difícil para essa época, e seu pai morreu durante a viagem na cidade de Lucca.

Wunibald por motivos de estudo, permaneceu em Roma num mosteiro até 739, enquanto seu irmão Willibald continuou até a Terra Santa, o destino final de muitas peregrinações medievais.
 
Em 729-30, Wunibald retornou brevemente à Grã-Bretanha e, convencido seus ideais ascéticos, junto com outro irmão, cujo nome é desconhecido, partiu para Roma. 
Em 738 na cidade papal conheceu São Bonifacio, seu parente, o grande monge evangelizador da Alemanha. Wunibald sentiu-se atraído pelo ideal missionário de São Bonifácio, deixou a vida contemplativa do mosteiro romano e, em 739 chegou como missionário na Turíngia, uma região da Alemanha, onde foi consagrado pelo próprio Bonifácio, que lhe confiou sete igrejas, estabelecendo a sede em Sülzenbrücken, ao sul de Erfurt. 

Aqui, ele também encontrou seu irmão Willibald, que foi consagrado em 742, bispo de Eichstätt,. Chamado pelo duque Odilone, Wunibald em 744 foi para a Baviera para espalhar o seu apostolado missionário na região perto do rio Vils, no Alto Palatinado. 

Depois de três anos de trabalhos intensos, em 747 ele voltou para ficar com Bonifácio, arcebispo de Mainz, mas sua permanência nesta cidade não demorou. Ele, ao contrário de seu irmão, sempre se sentiu atraído pela vida monástica e pela solidão, assim, em acordo com o irmão Bispo, ele comprou um pedaço de terra junto com alguns companheiros em uma área isolada perto de Eichstätt, e em 752 ele começou a cultivá-lo  ao mesmo tempo em que começou a erguer o mosteiro de Heidenheim. 

Uma vez que o convento ficou pronto, tornou-se seu primeiro abade, dedicando-se às missões e à restauração da fé cristã na população, que, entretanto, caiu no paganismo. Ele era admirado, mas também odiava seu zelo e sua austeridade. 
Os últimos anos de sua vida foram provados por uma grave doença, apesar disso ele ainda fez uma jornada cansativa para Würzburg, para conhecer o bispo local e, em seguida, para o mosteiro de Fulda, onde estava o túmulo da São Bonifácio, que morreu em 755.

Essas viagens foram destinadas a manter a vida e apoiar o seu mosteiro. 
Ele queria terminar sua vida em Montecassino, onde já era aguardado, perto do túmulo do patriarca São Bento, a cuja Regra confiou seu mosteiro, mas seu irmão, o bispo Willibald, o impediu por causa de suas graves enfermidades. 

Wunibald, portanto, morreu em Heidenheim, 18 de dezembro de 761, assistido por seu irmão e enterrado lá. 


A maioria de suas relíquias estão espalhadas desde a época da Reforma Protestante (século XVI), em várias cidades da Alemanha. A cidade de Eichstätt o tem entre seus santos padroeiros, pelo menos desde 1075, os três irmãos Willibald, Wunibald e Valburga. Durante os séculos, houve várias cerimônias e traduções que viram as relíquias dos três irmãos, juntas expostas à veneração dos fiéis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário