quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

21 de dezembro - Beato Gabriel Olivares Roda

Mártir espanhol durante a Guerra Civil, Gabriel Olivares Roda nasceu em Baza, em 10 de março de 1888, onde foi batizado em sua paróquia de San Juan.

Em 15 de agosto de 1903, tomou o hábito franciscano e, em 16 de agosto do ano seguinte, professou a Regra, fazendo a profissão solene em 18 de agosto de 1907. Foi ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1912, exercendo seu trabalho apostólico em diferentes escolas e centros franciscanos em Cartagena e Cehegín. Ao iniciar a guerra espanhola de 1936-1939 está destinada a Almeria. 

Ela se distinguiu em sua vida pela devoção à Virgem em suas várias invocações, especialmente sob os títulos de Virgem de Guadalupe e Virgem das Maravilhas.

"Ele foi muito dedicado à Santíssima Virgem", diz o padre Modesto Vaquero, OFM e companheiro do Servo de Deus no convento de Almería até que foram obrigados a sair da casa em 1936.

Testemunhas dizem que "ele era um bom sacerdote"; de uma natureza jovial, "ele era um homem de fé, piedoso e observador das Regras de São Francisco e de grande zelo apostólico".
Eles também enfatizam a austeridade e a prudência em suas vidas: "Ele não era presunçoso ou egoísta""conhecido e amado na paróquia por sua bondade e bondade, ele era um homem de Deus e transmitido a todos em pregação e confissão de bons desejos e força para viver com cristão".

Quando a perseguição religiosa começou, o Servo de Deus se refugiou na casa de uma testemunha: "O que mais gravei na memória é o dia em que o Padre Gabriel Olivares veio a nossa casa com um grupo de colegas sacerdotes do convento de os franciscanos, buscando proteção porque foram expulsos do convento pelos milicianos. Minha mãe tinha uma casa de hóspedes e, quando a guerra começou, tornou-se o refúgio e o abrigo de muitos sacerdotes e religiosos de Almeria ". Mas a partir daí, o Servo de Deus foi embora "porque ele não quis ser pesado para a minha mãe".

Ele então foi para Arboleas, onde passou a Semana Santa anterior ao seu martírio. Sua chegada foi em um momento ruim: foram apenas algumas horas. Foi o dia de Santiago em 1936. Bem conhecido por sua recente pregação de estágio, embora ele tentasse se passar como outra pessoa, ele foi convocado pelo prefeito que o notificou para sair de lá o mais rápido possível. Também naquele tempo, o pároco, Dom Juan Pardo Lorca, estava sendo expulso de sua própria casa, que mais tarde sobreviveu e relatou esses incidentes. O pároco, apesar das circunstâncias críticas, tentou ajudá-lo e deu-lhe comida e dinheiro e um guia para levá-lo para a junção da estrada de Almería para Múrcia com a de Baza para Huércal-Overa. O Servo de Deus em vez de ir a Lorca, que foi sua primeira decisão, foi a Huércal-Overa.

Enquanto em Huércal-Overa, ele se refugiou em uma casa na periferia, mas foi denunciado por Francisco Martínez Sánchez e o líder comunista Juan del Águila, o espancou nas costas e cintura com a ponta do rifle, levando-o assim maltratado, para a prisão. Era 10 de agosto de 1936.

Quando os prisioneiros se agruparam, um dia, Juan del Águila, o revendo, perguntou: "Você é o frade?"
O padre Gabriel fica em silêncio, mas com a insistência do outro , ele responde: "Eu sou um frade". Foi quase uma sentença de morte, já que eles tinham como objetivo levarem os prisioneiros para o campo Viator .

Em 19 de dezembro de 1936, ele foi levado para Viator em uma expedição de prisioneiros. Durante sua permanência na prisão, ele encontra com o Irmão Francisco. 
O Irmão Francisco informou ao Padre Berardo Zamora OFM de que "foi junto com o Padre Gabriel Olivares a Ingenio e dormiu ao lado dele e conversou com ele, e o ouviu contar das dores que sofria pelo espancamento que Juan del Águila lhe havia feito e também lhe disse: "Por três vezes eu me escondi e fui pego, parece que o Senhor quer que eu seja um mártir".

Neste momento, Juan del Águila tinha cerca de sessenta prisioneiros em El Ingenio, ele pretendia levá-los à noite e matá-los, o que o governador civil da província de Gabriel Morón queria evitar, embora não pudesse. Cerca de trinta prisioneiros ficaram no El Ingenio, onde os forçou a trabalhar em tarefas difíceis, tratando-os com dureza. Os outros trinta prisioneiros foram levados para Viator com as mãos amarradas e em um caminhão ".

Um desses trinta levados para o Viator Camp é José González Montoya, que sobrevive ao fim da guerra, é um daqueles que dizem que lá, em Viator, "o padre Olivares foi assassinado".
Outro sobrevivente deste grupo levado para Viator é Francisco Taramelly Morcillo, que acrescenta ao que foi dito acima:

"Ele não se lembra exatamente, mas acredita que o assassinato do Padre Gabriel Olivares foi antes da Noite de Natal, provavelmente 21 ou 22 de dezembro".

Este declarante diz que quando um dos detidos adoeceu, ele foi retirado para a enfermaria, um quarto impuro, do qual ele foi imediatamente retirado e assassinado Foi o que aconteceu com o Padre Olivares, um franciscano que, por sofrer de asma, não pôde trabalhar um dia e foi morto na manhã seguinte.

Era 20/21 de dezembro de 1936; já na madrugada do dia 21. O mesmo é dito por outros sobreviventes: Joaquín Navarro e Juan Espinar Jiménez. O último diz:
"Quando um médico chamado Lorita atendeu o Padre Gabriel Olivares, Márquez (um miliciano) perguntou ao praticante o que estava fazendo para curá-lo, e naquela manhã cedo o Padre Olivares foi assassinado".

O Servo de Deus foi o primeiro daqueles que foram mortos em Viator.
Mais tarde, as mortes foram celebradas com vinho e embriaguez, e um deles, no dia seguinte à morte do padre Gabriel, foi ouvido dizer: "O que você acha que o frade disse?" para estes. "E ele chamou Deus, veja como Deus não veio".


A morte deste Servo de Deus em todas as suas circunstâncias de prisão e o momento de sua morte, deixa claro os motivos do ódio por razões de fé nos tiranos e a conformidade e aceitação do Servo de Deus que conta a um de seus companheiros Prisão: "Parece que o Senhor quer que eu seja um mártir" e que a paciência no martírio é testemunhada por seus carrascos quando se zombam dele lembrando como ele invocou Deus enquanto ele era assassinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário