domingo, 3 de dezembro de 2017

03 de dezembro - Beato Ladislao Bukowinski

O beato Ladislao sobreviveu aos nazistas e comunistas, a um fuzilamento, às minas de cobre e não parou de evangelizar.

“Hoje em Karaganda, no Cazaquistão, é proclamado beato Ladislau Bukowinski, sacerdote e pároco, perseguido por causa da sua fé. Quanto sofreu este homem! Quanto! Na sua vida demonstrou sempre grande amor aos mais débeis e necessitados e o seu testemunho é como um condensado das obras de misericórdia espirituais e corporais.

Papa Francisco – Angelus, 11 de setembro de 2016

Władysław (Ladislao) Bukowiński, nascido em Berdyczówn na atual Ucrânia, em 22 de dezembro de 1904, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Cracóvia, Adam Stefan Sapieha, em 28 de junho de 1931.
De 1931 a 1935 foi catequista em Rabka e de 1935 a 1936, vice-pároco e catequista em Sucha Beskidzka; então pediu para ser enviado a Łuck, no Voivodship de Volinia, onde trabalhou até janeiro de 1945 em favor dos habitantes do leste da Polônia. 

Nomeado pároco da catedral de Łuck, ele foi primeiro preso pela NKVD (polícia secreta) em 22 de agosto de 1940, os bolcheviques o condenaram a uma sentença de 8 meses em um campo de trabalhos forçados.
Ficou ali por menos de um ano, quando os nazistas começaram em 22 de junho de 1941, a operação Barbarossa, seu ataque surpresa contra a URSS. A primeira coisa decidida pelas autoridades da polícia secreta soviética foi atirar em seus prisioneiros.
Naquele grande tiroteio no dia 23 de junho, no pátio da prisão, as balas,  milagrosamente, não tocaram o padre Bukowinski. Deitado no chão do pátio sangrento, ele confessou e absolveu os moribundos, e, com a chegada dos alemães, pôde continuar trabalhando na catedral. 

Durante a ocupação alemã, ele deu catequese infantil, tentou cuidar das famílias dos prisioneiros, escondeu crianças judaicas em famílias católicas e defendeu as vítimas de massacres por nacionalistas ucranianos. 
Em 3 de janeiro de 1945, ele foi preso com os outros sacerdotes da diocese e seu bispo, Adolf Szelazek. A região foi anexada à Ucrânia soviética. Após um ano de prisão, a sentença foi dada, após a acusação falsa de ser espião do Vaticano e de realizar "atividades religiosas ilegais", com sua bem conhecida farsa experimental: 10 anos de trabalhos forçados.

Ele esteve em vários campos. Em 1950, chegou às minas de cobre de Zezkazgan, no Cazaquistão. Mas em todos os campos onde ele esteve, se dedicou a evangelizar em segredo.

Quando ele tinha uma cama, ele a usava como um altar para celebrar a missa enquanto todos ainda estavam dormindo. Ele visitou os doentes na enfermaria do gulag, administrou os sacramentos, falou-lhes sobre Deus em várias línguas...

Quem lê suas "Memórias" descobre que ele não se queixa dos abusos, ele apenas os descreve. Ele diz que, uma vez que os guardas o espancaram por ter ido a outro alojamento durante a noite para confessar a um jovem, mas ele refletiu mais tarde que os regulamentos permitiam que ele fosse punido com isolamento e os guardas foram de fato gentis quando o puniram apenas com esses golpes.

Após 9 anos e sete meses de trabalhos forçados e evangelização clandestina, ele recebeu liberdade parcial. Ele teve que servir 3 anos de exílio em Karaganda, a quarta cidade do Cazaquistão, onde havia tradicionalmente alguns alemães, inclusive católicos. Lá, ele trabalhou como zelador em um canteiro de obras. E, em segredo, ele evangelizou.

Em junho de 1955, recebeu a liberdade. Ele poderia ir para a Polônia, a nova Polônia comunista. Mas disse que preferia ficar no Cazaquistão e ser oficialmente cidadão da União Soviética. E, sendo cidadão da URSS, em 1956, conseguiu viajar livremente pelo Cazaquistão, com apenas um objetivo: continuar a evangelização clandestina.

Nos arredores de Karaganda, ele comprou uma casa e converteu-a em uma capela para poloneses. Durou um ano: as autoridades fecharam.

Em 1957, depois de 3 anos de liberdade, eles prenderam novamente o "colega cidadão Bukowinski". Ele foi acusado de construir uma igreja e de fazer propaganda religiosa entre crianças e jovens. Era um crime muito grave: para o regime, apenas os pais podiam falar de Deus para os filhos e se uma criança fosse vista em uma igreja, o templo era confiscado.

Bukowinski não quis ter um advogado, mas se defendeu: seu discurso aparentemente convenceu os juízes, que ao invés dos habituais 10 anos de trabalho forçado impuseram apenas três. Ele foi libertado em dezembro de 1961 e retornou a Karaganda, onde continuou a evangelizar secretamente, como tinha feito toda a vida.

Nos anos seguintes, ele teve a oportunidade de visitar a Polônia comunista três vezes entre 1963 e 1973, e se encontrou pessoalmente com o arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyla. Claro, os serviços secretos comunistas sabiam porque ambos estavam sob vigilância.

Naqueles anos, ele fez 8 viagens missionárias através do Cazaquistão e chegou mais de uma vez no remoto Tajiquistão, seguindo sempre os passos dos católicos deportados.

Em 25 de novembro de 1974, celebrou sua última missa, recebeu a Unção dos Enfermos e foi transferido para o hospital. Ele morreu em Karaganda em 3 de dezembro de 1974.

Desde que quase foi baleado em 1941, passou quase 34 anos evangelizando sob regimes anti-clericais, em campos de trabalhos forçados, prisões e deportações, sob o poder político que proibia Deus.

Em setembro de 2001 o Santo Papa João Paulo II esteve no Cazaquistão e disse em sua homilia:
“Estou feliz pelo novo Seminário, inaugurado em Karaganda para receber os seminaristas das Repúblicas da Ásia Central. Juntamente com o Centro diocesano, desejastes dedicá-lo a um sacerdote repleto de zelo, Padre Wladyslaw Bukowinski que, durante os anos difíceis do comunismo, continuou a exercer o seu ministério naquela cidade. "Fomos ordenados não para nos pouparmos a nós mesmos - escrevia ele nas suas memórias - mas, se for necessário, para entregar a nossa vida pelas ovelhas de Cristo". Eu mesmo tive a sorte de conhecê-lo e de apreciar a sua profunda fé, a palavra sábia e a confiança inabalável no poder de Deus. A ele e a todos aqueles que consumaram a sua vida entre dificuldades e perseguições, hoje presto a minha homenagem em nome de toda a Igreja.

Foi beatificado em 11 de setembro de 2016 na catedral de Karaganda, onde seus restos mortais foram preservados desde 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário