quinta-feira, 6 de setembro de 2018

06 de setembro - Beato Bertrand de Garrigues


Bertrand era natural de Garrigues (França), e já tinha sido ordenado padre quando encontrou-se com São Domingos de Gusmão, tornou-se seu primeiro discípulo e ajudou-o a fundar a primeira casa da Ordem Dominicana em Paris. 

Foi confidente e testemunha da vida do santo espanhol, e estava sempre com o seu fundador. Em 1216 foi o primeiro prior de Saint Roman de Toulouse, e fundador, em 1217, do convento de Saint Jacques em Paris. 

Quando os frades se estabeleceram em Paris, o Frei Bertrand de Garrigues retornou a Toulouse. A situação piorou durante dias na capital do Languedoc, ferveu a insurreição, que, finalmente, eclodiu, e no ataque às muralhas de Toulouse morreu Simon de Montfort. Mas o convento de San Román, guardado pelo Frei Bertrand e a pequena comunidade, ficaram a salvo.

Naqueles dias, Frei Domingos deixou Roma para visitar as várias fundações. Era final do outono de 1218. Ele retornou à França e novamente passou por Prulla e Toulouse, onde levou Frei Bertrand de Garrigues como companheiro para retomar a rota para Paris.

Alma de grande penitência e singular inocência, em sua profunda humildade, não deixava de reconhecer, chorar, suas próprias faltas, mas quando São Domingos o exortou a derramar lágrimas pelos pecadores, e não por si mesmo, todos os seus gemidos e suas orações eram pelas almas. 

Muitas vezes o santo fundador levou seu amado Bertrand em suas viagens e ele foi uma testemunha tão feliz, não apenas do santo diálogo de seu Pai, mas também dos milagres com os quais Deus o honrou. 

Uma vez, indo a Paris, eles acompanharam alguns peregrinos alemães que os ofereceram por quatro dias de descanso; então Domingos obteve de Deus para se fazer entender por aqueles peregrinos para falar-lhes sobre as coisas sagradas. São Domingos então ordenou que Bertrand não revelasse isso para ninguém, porque, ele disse, "eles nos levariam por santos, enquanto nós somos apenas pobres pecadores". 

No capítulo de 1221 foi nomeado provincial dos dominicanos em Provença, baseado em Toulouse. Um de seus principais cuidados, especialmente quando morreu o santo fundador, foi o apoio e encorajamento das freiras de Prouilhe, tentando preservar o espírito que Santo Domingos lhes havia infundido. 

Discípulo fiel dele, ele viajou a pé para pregar em Languedoc, atraindo as pessoas com o exemplo e testemunho, enquanto ia construindo muitos conventos ...
A sua fundação favorita era de Montpellier.
No ano de 1230, sua reputação de santidade espalhava-se na região, e, enquanto pregava às freiras cistercienses de Le Bouchet (Drôme), uma doença rápida levou-o à morte.

Seu corpo, que foi enterrado no cemitério das freiras, foi encontrado incorrupto depois de vinte e três anos. Durante o Cisma do Ocidente, os dominicanos o transferiram para o convento de Orange. Os cronistas e historiadores de seu tempo são unânimes no louvor de suas virtudes singulares, destacando sua humildade, espírito de penitência e oração.

O Beato Bertrand morreu na Abadia de Boucbet, perto de Orange, por volta do ano 1230; seu culto foi confirmado em 1881 pelo papa Leão XIII.


Nenhum comentário:

Postar um comentário