sexta-feira, 20 de março de 2020

20 de março - Dia Mundial da Felicidade


A busca da felicidade é comum a todas as pessoas de todos os tempos e de todas as idades porque o próprio Deus colocou no coração de cada homem e de cada mulher um desejo irreprimível de felicidade e de plenitude. Os nossos corações estão inquietos buscando sem cessar um bem que possa saciar a sua sede de infinito, invisível nostalgia d’Aquele que nos criou e é Ele mesmo amor, alegria, paz, beleza, verdade. Reunimos em dez pontos algumas reflexões do Papa Francisco sobre o tema da felicidade.

O caminho da felicidade inicia contracorrente: é preciso sair do egoísmo e pensar nos outros. Ser tristes – diziam os Padres do deserto – é quase sempre pensar em si mesmos. Deste modo – observa Francisco – quando a vida interior se fecha nos próprios interesses e não há mais espaço para os outros, não se deleita mais da doce alegria. De fato, não se pode ser feliz sozinhos. Somos convidados a redescobrir a generosidade, porque “Deus ama quem doa com alegria” (IICor 9,7). É preciso vencer a tentação de se fechar-se em si mesmo, de se isolar, acreditando-se autossuficiente, porque todos precisamos de fraternidade. A vida adquire sentido ao buscar o bem do próximo, desejando a felicidade dos outros: Se consigo ajudar uma só pessoa a viver melhor, isso já é suficiente para justificar o dom da minha vida” (Evangelii gaudium).

O cristianismo não consiste numa série de proibições que sufocam os nossos desejos de felicidade, mas num projeto de vida que pode fascinar os nossos corações. Portanto o cristão expulsa a tentação maligna da melancolia e da tristeza. Deus nos quer positivos, simples para alegrarmo-nos com as pequenas coisas de todos os dias e não prisioneiros “de infinitas complicações” e pensamentos negativos. A verdadeira santidade é alegria, porque “um santo triste é um triste santo”.

A felicidade não se compra no supermercado; a felicidade está apenas no amar e no deixar-se amar. A alegria não é a emoção de um momento: é outra coisa! A verdadeira alegria não vem das coisas, do ter, não! Nasce do encontro, da relação com os demais, nasce do sentir-se aceito, compreendido, amado e do aceitar, do compreender e do amar: e isto não pelo interesse de um momento, mas porque o outro, a outra é uma pessoa. A alegria nasce da gratuidade de um encontro! O que dá felicidade não são as coisas efêmeras, mas apenas o amor sacia a sede de infinito que há dentro de nós.

O caminho da alegria é feito também de senso de humor: saber rir das coisas, dos outros e de si mesmo é profundamente humano, é um comportamento próximo da graça. É aquele relativismo bom, o relativismo da alegria que nasce do Espírito Santo. Sem perder o realismo, tornamo-nos capazes de iluminar os outros com um espírito positivo e rico de esperança.

Alegria é também conseguir ver os dons que se recebe todos os dias. É o maravilhamento diante da beleza da vida e das coisas grandes e pequenas que preenchem as nossas jornadas. Às vezes a tristeza tem a ver com a ingratidão, com o estar tão fechados em nós mesmos que nos tornamos incapazes de reconhecer os dons de Deus. Viver com alegria, ao invés, é a capacidade de apreciar o essencial com sobriedade e de partilhar, capacidade de renovar todos os dias a admiração pela bondade das coisas, sem sucumbir à opacidade do consumo voraz. Um coração que sabe ver o bem, sabe agradecer e louvar, é um coração que sabe exultar.

Em um coração cheio de ódio e rancores não há lugar para a felicidade. Quem não perdoa faz mal principalmente a si mesmo. O ódio gera tristeza. A alegria de quem perdoa os outros e sabe pedir perdão. A raiz desta alegria está em compreender que será perdoado por Deus.

O caminho para a alegria é dificultado pelas provas e pelos fracassos da vida que levam ao desencorajamento. Ofereço duas indicações para não perder a esperança e não desistir: perseverar na oração e nunca caminhar sozinhos. Podemos estar certos de que Deus responderá à nossa oração, mesmo se às vezes é árida. Talvez tenhamos que insistir durante a vida inteira, mas ele responderá. A oração muda a realidade, não nos esqueçamos disso. Ou muda as coisas ou muda o nosso coração, mas sempre muda.

Na vida há o tempo da cruz, há os momentos tristes que nos sentimos abandonados por Deus e neste silêncio de Deus é preciso mais do que nunca se abandonar nas suas mãos. Então, vamos ao primeiro degrau da alegria que é a paz, a profunda paz que vêm da entrega total a Deus. É uma alegria sobrenatural que nada pode destruir e se adapta e se transforma, e permanece sempre com uma pequena luz que nasce da certeza que as graças do Senhor não acabaram, não esgotaram as suas misericórdias porque é grande a sua fidelidade.

A verdadeira alegria nasce do encontro com Jesus, em acreditar que Ele nos amou chegando a dar a vida por nós. A alegria é saber que somos amados por Deus que é Pai. A verdadeira alegria não é fruto dos nossos esforços, mas do Espírito Santo que pede apenas para abrirmos nossos corações para enchê-los de felicidade.

Trechos de discursos de Papa Francisco sobre a Alegria



O Dia Internacional da Felicidade foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 2012, reconhecendo a relevância da felicidade e do bem-estar como metas universais nas vidas das pessoas e a importância da felicidade ser reconhecida nas políticas públicas. 

O "pontapé inicial" da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo". Com aprovação total dos 193 países-membros, a proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março.



Nenhum comentário:

Postar um comentário