quinta-feira, 19 de março de 2020

19 de março - Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho. Mt 1,20


Gostaria de propor José como exemplo para todos e em especial para os jovens, aos quais ele ensina a nunca perder a capacidade de sonhar, de arriscar e de assumir tarefas difíceis.
Um homem, do qual não sabemos nem sequer a idade e que carrega nos ombros todas estas promessas de descendência, herança, paternidade, filiação e estabilidade do povo. Uma grande responsabilidade que, no entanto, como se lê no Evangelho de Mateus, se encontra toda concentrada num sonho. Aparentemente, tudo isto parece demasiado sutil, lábil demais. E, contudo, é exatamente este o estilo de Deus com o qual José se identifica plenamente: ele um sonhador é capaz de aceitar esta tarefa gravosa e que tem muito para nos dizer neste tempo de forte sentido de orfandade. Assim ele aceita a promessa de Deus e leva-a em frente em silêncio com fortaleza, leva-a em frente para que se cumpra a vontade de Deus.

Portanto, eis delineada a figura de José: o homem escondido, o homem do silêncio, o homem que serve de pai adotivo; o homem que tem a maior autoridade naquele momento sem a mostrar. Um homem, que nos poderia dizer muito, e, contudo, não fala, que poderia comandar, uma vez que comanda o Filho de Deus, e, no entanto, obedece. A ele, ao seu coração, Deus confia coisas débeis: com efeito, uma promessa é débil, assim como é débil uma criança, mas também uma jovem sobre a qual ele teve uma suspeita. Debilidades que continuam também nos eventos sucessivos: Pensemos no nascimento do Menino, na fuga para o Egito...

Uma tarefa fundamental que José recebeu em sonho, porque ele era um homem capaz de sonhar. Portanto, ele não só é guardião das nossas debilidades, mas também podemos dizer que é o guardião do sonho de Deus: o sonho do nosso Pai, o sonho de Deus, da redenção, da salvação de todos, desta recriação, é confiado a ele.

Papa Francisco – 20 de março de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário